Sema forma novos agentes de desenvolvimento socioambiental
A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), no dia 3 de junho, realizou a entrega de certificados para os alunos que participaram do curso de Agentes de Desenvolvimento Socioambiental. Ao todo, 27 novos agentes formaram-se na 4ª edição da formação.
A capacitação teve a duração de três meses com aulas presenciais e abordou conceitos sobre sustentabilidade ambiental em meio urbano, biodiversidade, saneamento, responsabilidade socioambiental e legislação.
A formação possibilita ao agente o mapeamento de problemas socioambientais, o desenvolvimento de projetos, programas e o acompanhamento de intervenções relacionadas ao meio ambiente.
Elaboração de projetos
“Os alunos aprenderam sobre o cuidado com animais silvestres e domésticos, tratamento de água, arborização, dentre outros temas. Para a conclusão do curso eles elaboram projetos baseados na realidade, porque eles visitam lugares da cidade, fazem o diagnóstico e elaboram uma proposta de melhoria”, explica a bióloga à frente da capacitação, Natália Oliveira Costa.
Futuro
“Eu sempre tive interesse em assuntos ambientais e o sistema agroflorestal, quero muito trabalhar na área. O curso é enriquecedor, um assunto de suma importância para a formação de bons cidadãos”, disse a formanda Camila Danielle Ramos da Cruz, de 19 anos.
Qualidade
“Eu atuo na corretagem de imóveis e vi a falta de interesse por essa área de meio ambiente. Hoje em dia você vende uma casa ou apartamento e ninguém se preocupa com o que pode acontecer depois. Eu fiquei surpreso e maravilhado com a qualidade do curso, quero colocar em prática o que o aprendi na área de imóveis!”, disse o corretor Valdir Mendes no Nascimento.
Capacitação
“O curso oferece aulas teóricas e práticas, das quais o estudante adquire um olhar técnico mais apurado sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Ao concluir o curso espera-se que ele seja capaz de identificar problemas socioambientais locais e auxiliar em ações e projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida”, ressalta o secretário da Sema, Ivan Vanderley Silva.