Prefeitura forma a 4ª turma de agentes de trânsito de Barueri
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), realizou na quarta-feira, dia 5, no Centro de Eventos, na Vila Porto, a formatura da 4ª turma composta de 38 agentes de trânsito, visando suprir a demanda do efetivo e melhorar a fluidez do tráfego nas vias da cidade.
O evento teve exposição de viaturas, divulgação das ações anuais da Semurb, como os programas Educação para o Trânsito e Brincando nas Férias, e maquete de Barueri preparada para pessoas com deficiência visual. Foi prestigiado pelo prefeito Rubens Furlan, paraninfo da nova turma, por outras autoridades municipais e regionais, familiares e convidados dos formandos. O chefe do executivo abriu a solenidade e entregou o primeiro diploma à agente de trânsito Ana Lúcia Costa da Silva.
Em clima de felicidade e agradecimentos, os formandos homenagearam o prefeito, gestores e outros integrantes da Semurb e professores do curso preparatório de 320 horas-aulas. A cerimônia contou com o juramento da turma, discurso do orador Jhonatan Cassoli de Oliveira, escolhido para falar em nome dos colegas agentes de trânsito, além da colocação de insígnias nos uniformes.
Patrulhamento viário
O efetivo da Semurb soma 199 agentes de trânsito. De acordo com o coronel Celso Aparecido Monari, secretário de Mobilidade Urbana, os novos agentes vão reforçar o patrulhamento viário para que haja continuidade no cumprimento da meta permanente de redução de sinistros, possibilitando que o cidadão de Barueri possa ir e vir com mais fluidez e segurança no trânsito.
Aprimoramento
Durante o período de formação, os novos agentes de trânsito tiveram o curso ministrado em parceria com o Cevat (Centro Educacional de Valorização do Trânsito). Além da legislação de trânsito propriamente dita, a turma recebeu instruções de Psicologia Aplicada, Engenharia de Tráfego, Língua Portuguesa, Ética e Cidadania etc.
Comprometimento
Em ação a partir da formatura, os novos agentes esperam desenvolver um excelente trabalho e seguir carreira dentro da Semurb. “Tem plano que dá condições para todos. Apesar de gostar de ser a melhor, sei que nem sempre é possível. Vou me empenhar, tanto que já comecei a fazer duas pós-graduações: gestão de mobilidade e educação para o trânsito. Vou me dedicar, crescer, subindo degraus até onde eu puder”, frisou a agente Ana Lúcia Costa da Silva, 52 anos de idade.
Graduada em administração de empresas e ex-motorista de ambulância da Saúde de Barueri por cinco anos, Ana Lúcia abraçou a nova profissão, se diz pronta e grata. “Tem uma frase que gosto muito, que é: não me pergunte se sou capaz, apenas me dê a missão. Fomos preparados pela Semurb, que contratou uma empresa com os melhores profissionais para a nossa formação. Com isso, temos condições de atender da melhor forma possível, pois ser agente de trânsito é cuidar do próximo, do munícipe. A nossa função não é só multar, é proteger! Vamos para as ruas presando pela educação no trânsito”, destacou.
Orador da turma, Jhonatan Cassoli, 29 anos, ressaltou que se sentiu honrado por ingressar na Semurb e por ter falado em nome da 4ª turma de agentes de trânsito de Barueri. “Aquele que é honrado também honra. Estudei para fazer concurso público na carreira de segurança e acabei passando na prova para agente de trânsito. A expectativa é grande, pretendo galgar novos lugares na Mobilidade Urbana, sempre com Deus me direcionando para o melhor caminho”.