Câmara de Osasco aprova selo de certificação para empresas inclusivas

Proposta passou em segundo turno e seguirá para análise do Executivo Municipal

O plenário da Câmara Municipal de Osasco aprovou, nesta quinta-feira (20), em segundo turno, projeto que institui o Selo Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência (PcD).

De iniciativa da vereadora Pastora Cristiane Celegato (Agir), a proposta visa reconhecer as empresas que mantêm políticas de inclusão e valorização das pessoas com deficiência.

O projeto começou a ser discutido e votado na última terça-feira (18) e passou pela segunda votação, com 17 votos favoráveis. Agora, o texto seguirá para análise do prefeito Rogério Lins (Podemos), que tem poder de sancionar ou vetar. 

Ao final da votação, a autora agradeceu os colegas pela aprovação e disse esperar que a proposta se transforme em lei. “Quero agradecer o voto de todos, sabendo que esse projeto é muito importante para respeito e visibilidade das pessoas com deficiência. Agora ele vai para a sanção do nosso prefeito. Eu conto com a sua sensibilidade, nosso prefeito”, declarou. 

CAIFA

Os parlamentares deram início à discussão e votação de projetos de concessão de título utilidade pública ao 1º Grupamento de Bombeiro e Resgate Ambiental Voluntário – 1GBRAV e à Casa de Assistência de Idosos Francisco de Assis (CAIFA). As duas propostas são do vereador Josias da Juco (PSD). 

Dirigentes e idosos atendidos pela CAIFA acompanharam a votação do projeto. Com 17 anos de história, a entidade atende idosos do município e se mantém por meio de doações da sociedade civil e subvenções do município. 

O autor da proposta falou sobre o trabalho de excelência da CAIFA e citou a luta da diretoria para manter o atendimento de qualidade ofertado a idosos do município. Ele explicou como funciona o título e de que forma vai auxiliar a entidade. “A utilidade pública vai ajudar no reconhecimento. Com esse título, a cidade reconhece que a entidade faz um trabalho de utilidade pública no município”, justificou. 

O vereador Ralfi Silva (Republicanos) também elogiou o trabalho da CAIFA e destacou a importância do título para a entidade. “A utilidade pública será de grande valia para que a CAIFA amplie a sua participação na cidade e consiga mais recursos”.

Antes de virar lei, a proposta deverá passar por nova votação – o que deve acontecer na sessão ordinária da próxima terça-feira (25).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.