Câmara celebra 50 anos da Ordem dos Emancipadores de Osasco
Instituição recebeu Placa Comemorativa em homenagem ao seu cinquentenário
foto: Ricardo Migliorini
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (26), no Plenário Tiradentes, uma Sessão Solene para entrega de Placa Comemorativa em homenagem aos 50 anos da Ordem dos Emancipadores de Osasco.
O vereador Josias da Juco (PSD) foi o propositor da honraria, que celebra o cinquentenário da instituição fundada em 19 de fevereiro de 1974.
“Se não fosse a luta dos emancipadores, eu não estaria aqui hoje. Se não fosse a luta dos emancipadores, o que seria da nossa cidade?”, salientou Josias da Juco.
O parlamentar também apontou a importância da Ordem dos Emancipadores na construção da história vencedora de Osasco. “Eles foram fundamentais. Homens e mulheres que apoiaram a iniciativa e lutaram”, afirmou o parlamentar.
O presidente da Ordem dos Emancipadores, Lázaro Suave, emocionou-se ao contar a história dos cidadãos osasquenses que deram início ao movimento.
“A primeira derrota sofrida pelos emancipadores serviu de lição. Foi uma luta muito árdua. As histórias contadas nas nossas reuniões são fantásticas. Foi em 1947, em uma festa de folia de reis, que eles decidiram criar o movimento de luta pela emancipação. E a Ordem foi criada para manter a memória dos nossos emancipadores, o que não é uma tarefa fácil”, declarou Lázaro Suave.
Em seu discurso, Suave falou sobre a dificuldade de atrair os jovens para manter e contar a história de Osasco. “Nós precisamos ter pessoas para continuar contando essa história. O movimento não é só para mostrar fotos antigas; é para contar a história”, declarou Suave.
José Geraldo Setter, presidente honorário da Ordem dos Emancipadores de Osasco, contou a história de luta dos emancipadores e ressaltou as dificuldades que o grupo encontrava para tornar Osasco independente.
“Quando começamos a preparar os movimentos, políticos e o TRE, através de liminares, conseguiram anular manifestações e isso acabou nos incentivando muito mais. Tínhamos líderes do movimento dentro de fábricas como a Cobrasma, que conseguiam organizar os trabalhadores no movimento pela emancipação”, contou Setter. “Não foi em vão. Nós estamos hoje libertos”, comemorou.
Dedicado à valorização da história de Osasco, o ex-vereador e ex-deputado estadual Sebastião Bognar exaltou o trabalho realizado pelos emancipadores para manterem a história viva.
“A Casa de Leis reconhece a Ordem dos Emancipadores, o trabalho desenvolvido nesses 50 anos. Todos os homens que passaram pela Ordem trabalhavam pelo desenvolvimento da cidade, como o Dr. Reinaldo de Oliveira, o primeiro presidente. A gente conhece a luta dessas pessoas que durou 25 anos. Se hoje temos essa cidade é porque essa gente honrou a vontade que o povo tinha de poder exercer o seu direito de escolher seus administradores”, declarou Bognar.
Representando o prefeito de Osasco, Rogério Lins, o chefe de gabinete do Prefeito, Fábio Grossi, falou sobre a importância da Ordem para a cidade.
“Cabe a cada um de nós não deixar cair esse feito no esquecimento. Se hoje Osasco comemora 62 anos é porque tivemos quem nos defendesse. Até 1962 nós éramos um bairro esquecido da capital. Os emancipadores foram visionários ao enxergar o nosso potencial”, destacou Grossi,
A solenidade contou com a presença de membros da Ordem, familiares e amigos dos emancipadores.