10 anos de investimentos: Santana de Parnaíba entrega mais de 200 obras e realiza transformação em todos os bairros da cidade
Entre as principais obras estão: novos colégios, unidades de saúde, túnel do Alphaville, a nova Ponte sobre o Rio Tietê e, em breve, um dos maiores sonhos dos moradores da cidade será realizado com a entrega do Novo Hospital e Maternidade com 200 leitos
Em uma década de fortes investimentos, Santana de Parnaíba deu um salto evolutivo na infraestrutura urbana, chegando a entregar mais de 200 obras por toda a cidade. Esses avanços só foram possíveis porque a administração municipal impulsionou os investimentos nas mais variadas áreas, com o intuito de proporcionar um futuro cada vez melhor para os parnaibanos.
Entre as principais realizações na área da saúde, pode-se destacar a construção de 29 novas unidades, entre elas a Maternidade Municipal, o Ambulatório Médico Especializado (AME), o Pronto-Socorro Infantil, o Complexo da Saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), entre outras.
E, em breve, os moradores poderão contar com o tão sonhado novo Hospital e Maternidade do município. Com mais de 90% das obras concluídas, o equipamento público terá cerca de 14 mil metros quadrados de área e contará com 200 leitos. O espaço integrará o Pronto-Socorro Infantil, o Pronto-Socorro Adulto, a Maternidade Municipal e os centros cirúrgicos e oferecerá atendimento de média complexidade, podendo realizar cirurgias de pequeno e médio porte com equipamentos de ponta.
Na área da educação foram construídos 28 novos colégios em diversos bairros da cidade, equipamentos públicos amplos e modernos, considerados de primeiro mundo, com foco na inclusão social, no uso de tecnologias e na educação inovadora.
Em fevereiro deste ano, a gestão inaugurou o Colégio Professor Carlos Alberto de Siqueira, no Bairro 120, mas os investimentos não param por aí. Pois estão sendo construídos mais seis colégios, sendo que três já estão com obras na reta final, são eles o Abelardo Marques da Silva, o Sete Anões e o Chácara Solar II, que atenderão moradores dos bairros Fazendinha e Colinas da Anhanguera. Outros três colégios também tiveram suas obras iniciadas no Bairro do Suru, Cidade São Pedro e Jaguari.
Já na segurança, a administração municipal entregou inspetorias operacionais em diversos bairros da cidade, o Espaço de Proteção e Amparo para as Mulheres (EPAM) e agora avança com a construção do Complexo de Segurança, que abrigará prédios próprios e poderá ser utilizado para serviços administrativos. Ao lado do local está sendo construída a nova Base da Guarda Civil Municipal. Os equipamentos públicos ficarão em um ponto estratégico da cidade, na Estrada dos Romeiros, próximo ao portão 1 da Barragem Edgard de Souza.
O esporte também é uma prioridade da prefeitura, que tem o intuito de formar cidadãos com excelência e incentivar a saúde e bem-estar dos moradores. Isso pode ser observado com os fortes investimentos realizados na pasta nos últimos 10 anos, como a construção de 10 parques, 12 ginásios poliesportivos, 8 piscinas cobertas e aquecidas e o Estádio Municipal.
Além das obras citadas, foram entregues à população muitas outras que fizeram a diferença para os parnaibanos, como o Centro de Convivência do Idoso (CCI), o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA), o Complexo da Educação e os Terminais Rodoviários do Centro, Fazendinha e Alphaville, equipamentos que foram construídos com recursos 100% municipais.
INVESTIMENTOS EM MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE
Uma das maiores obras de mobilidade urbana de Santana de Parnaíba foi a Nova Ponte, entregue à população em 2021 e construída com recursos municipais. O objetivo da obra foi desafogar o trânsito, ligando a região central aos bairros da Fazendinha e Alphaville, através de duas faixas nos dois sentidos.
Além da Nova Ponte, foram realizadas outras importantes obras no município, como a duplicação da Via Parque, Tenente Marques, Paiol Velho, Estrada Bela Vista, Rua Vereda Tropical e Estrada Marechal Mascarenhas de Moraes, a construção de passarelas nos bairros da Fazendinha e em Alphaville, a implantação de ciclovias e inúmeras pavimentações, contemplando todos os bairros da cidade para que todas as ruas sejam 100% asfaltadas.
Outra expressiva obra que está sendo executada é a tão esperada ligação entre os bairros Colinas da Anhanguera e Cidade São Pedro, que facilitará o acesso às rodovias Anhanguera e Castello Branco e aos polos empresariais de Alphaville e Tamboré e irá contribuir para desafogar o trânsito da região, gerando mais uma opção de rota entre os bairros.
Através dos muitos investimentos feitos em mobilidade, o objetivo da gestão municipal é proporcionar melhoria no tráfego de veículos, fluidez no trânsito e segurança para os condutores e pedestres. Com isso, as obras contribuem para a redução de acidentes e congestionamentos, resultando em impactos diretos para a sustentabilidade e qualidade de vida da população.
RECONHECIMENTO PELO TRABALHO
Com a consolidação de mais de 200 obras concluídas, Santana de Parnaíba se tornou referência em áreas cruciais como educação, saúde, segurança e mobilidade, conquistando diversas premiações importantes no país.
A cidade já foi premiada pelo prêmio Band Cidades Excelentes como referência em gestão pública, em 2022, e alcançou a 1ª posição nas categorias Educação, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, superando os demais municípios do Estado de São Paulo com população acima dos 100 mil habitantes. A cidade ainda foi destaque na categoria Saúde e Bem-estar, com a segunda colocação.
Santana de Parnaíba vem se destacando positivamente e atingindo marcas expressivas em diversos estudos e prêmios em relação ao trabalho de mobilidade urbana, já tendo ficado em 4º lugar entre as cidades do Estado de São Paulo e a 22ª em posição nacional na categoria. No início de setembro de 2023, conquistou o 3º lugar no eixo mobilidade do Ranking de Connected Smart Cities.
O município também conquistou outras significativas marcas nos principais rankings sobre gestão pública, como a segunda melhor gestão pública do país, pelo Conselho Federal de Administração. Número um no Brasil em gestão fiscal pelo índice Firjan, primeira colocada entre as localidades com até 150 mil habitantes, no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública – CLP, além da marca de cidade mais segura do país, de acordo com o Connected Smart Cities.
Vale ressaltar que a administração municipal continua com o compromisso de proporcionar melhorias em todos os cantos da cidade, e, para dar continuidade a este trabalho, a prefeitura avança nas obras da nova Câmara Municipal e do Parque do Cururuquara e está realizando também a reforma e ampliação do Colégio Municipal Dr. Paulo Octávio Botelho e da Escola Técnica Estadual Bartolomeu Bueno da Silva.