Inscrições abertas para o 5º Prêmio e Curso Ricardo Boechat de Jornalismo Político
A Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, divulga nesta segunda-feira (10) o regulamento da quinta edição do Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político. As inscrições estão abertas até o dia 29 de julho para estudantes dos cursos de jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, marketing, assessoria de imprensa e rádio, TV e internet.
A ação de formação gratuita de comunicadores interessados em cobrir a pauta política conta com 150 vagas para estudantes e comunicadores com até cinco anos de formação. Além disso, há uma reserva de vagas exclusivas para pessoas em situação de refúgio no Brasil, pretos, indígenas, trans e pessoas com deficiência que estudam ou atuam no campo da comunicação.
A exemplo de anos anteriores, as atividades do Curso e Prêmio contam com a parceria do Grupo de Pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions (HumanizaCom) em sua organização. A líder do grupo, a jornalista e professora doutora Cilene Victor, coordena a parte pedagógica e elabora a grade de aulas com profissionais renomados nos campos da ciência política, jornalismo, ciências humanas e edição de conteúdo digital.
“Nesta edição especial de cinco anos do Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político, que também premiará os cursos de comunicação, não poderíamos perder a oportunidade de contribuir com os esforços para ampliar o nível de informação e engajamento de estudantes e profissionais de comunicação com a reforma da ONU e da governança global como um todo”, explica Cilene Victor.
Para a coordenadora do curso, os desafios impostos pelas intensas e constantes ameaças à paz, à segurança e ao futuro da humanidade, representadas por guerras, conflitos armados, desastres, mudanças climáticas e instabilidade econômica e política, demandam o envolvimento de todos os atores estratégicos. “Estudantes e profissionais da área da comunicação têm papel-chave nesse processo”, completa.
Durante o curso, os alunos produzirão uma videoreportagem com o tema: “A atuação dos municípios no enfrentamento da emergência climática – ênfase na justiça ambiental”, para concorrer na fase do prêmio. As três melhores produções receberão certificados e troféus concedidos pela Câmara Municipal de Itapevi.
A edição deste ano conta com o apoio do Instituto Palavra Aberta/Educamídia, da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), da Associação Paulista das Escolas do Legislativo e Contas (Apel), da Cátedra Unesco-Umesp para o Desenvolvimento Regional e da Foundation for Global Governance and Sustainability (FOGGS), sediada em Bruxelas.
Os interessados podem se inscrever no site da Câmara Municipal de Itapevi – www.camaraitapevi.legislativo.net/escola/ – até o dia 29 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: escoladoparlamento@camaraitapevi.sp.leg.br.