Projeto garante aprendizado e diversão em escolas municipais de Osasco no recesso escolar
Escola não é apenas lugar para o letramento. É também espaço de diversão. Em Osasco, no período de férias, a garotada aprende e se diverte com o projeto Férias na Escola, aplicado pela Planeta Educação, parceira da Secretaria Municipal de Educação no desenvolvimento educacional.
As oficinas do projeto ocorrem em todas as Emefs, Emeiefs e Cemeiefs da rede municipal de ensino. Nas escolas da zona Norte, ocorrem de 15 a 19/7 e, nas da zona Sul, de 22 a 26/7, em período integral, das 9h às 16h, com a apresentação de oficinas de leitura, contação de histórias, atividades recreativas, artísticas e competições esportivas.
Na quarta-feira, 17/7, por exemplo, alunos da Emeief Saad Bechara, no Jardim Piratininga, na zona Norte, participaram de uma oficina itinerante, cujo tema foi: “Cordel: suas linguagens em movimento”.
Em formato de esquete teatral, um grupo de professoras da Planeta Educação apresentou aos alunos um pouco da cultura da literatura de cordel, animada com histórias, cânticos, ritmos e danças tradicionais nordestinas, com um toque de atualidade com danças de hip hop e funk.
Na dinâmica, a intenção é fazer com que os alunos interajam e participem da construção da história de forma lúdica. As oficinas duram em média uma hora e são idealizadas e apresentadas pelas próprias professoras da instituição educacional.
Segundo explicou a coordenadora pedagógica, Juliana Smanio, o projeto desenvolvido no período de férias escolares tem alguns “pilares”. “Um deles, é grantir a segurança dos alunos nesse período, porque a maioria dos pais trabalha, e se não estivessem aqui poderiam estar brincando nas ruas. Tem também a questão alimentar, porque aqui eles têm a garantia de manutenção da alimentação balanceada, com café da manhã, almoço e lanche da tarde, antes de voltarem para casa. Outro ponto é o aprendizado, no qual se destaca nas oficinas a importância da leitura juntamente com a diversão. Hoje, no caso, a literatura de cordel”, disse.
Além das atividades e refeições, os alunos também recebem durante a realização do Férias na Escola um kit de higiene bucal, com creme, escova e fita dental.
Na Emeief Saad Bechara, que conta com cerca de 720 alunos matriculados, 84 participam do projeto, entre os quais o “craque” das atividades de futebol da turma, Murilo Henrique Domingos Souza, 10 anos. “Acho muito legal, divertido. Ano passado eu também participei e aprendi a importância de trabalhar em grupo nas atividades físicas”, disse o menino, que joga às segundas, quartas e sextas, das 9h às 11h, na escolinha de futebol sub-11 do Flamenguinho, comunidade situada no Jardim Piratininga. Ele estuda à tarde na Saad Bechara.
Corintiano e fã do osasquense Rodrigo, jogador do Real Madrid (Espanha), do argentino Lionel Messi, e do meia-atacante Maurício, ex-jogador do Internacional de Porto Alegre, recém-contratado pelo Palmeiras, Murilo também sonha trilhar o caminho dos ídolos. Talento, obediência e disciplina ele tem, segundo os professores que acompanham o dia a dia do aluno. Para Murilo, o futebol não tira férias, nem na escola.