“Era uma vez…Pinocchio” será apresentado no Diversão em Cena em Osasco
Baseado no texto clássico original de Carlo Collodi, o espetáculo infantil “Era Uma Vez… Pinocchio” conta a história de uma marionete de madeira que se torna um menino de verdade
Apresentação será no dia 28 de julho, domingo às 16h, no Teatro Municipal Glória Giglio
O Diversão em Cena faz a segunda apresentação da temporada 2024 em Osasco, no dia 28 de julho, domingo às 16h, no Teatro Municipal Glória Giglio, com o espetáculo musical “Era uma vez…Pinocchio”, montagem do grupo “Dos Clássicos Produções”.
Promovido pela Belgo Arames e Fundação ArcelorMittal há 14 anos, o Diversão em Cena é o maior programa de formação de público de teatro infantil do país.
Escrito pelo italiano Carlo Collodi em 1883, as tirinhas originais do personagem Pinocchio eram publicadas no jornal “II Giornale per i Bambini”. Conhecido por ser um boneco de madeira, criado por Gepetto, que ganha vida após a visita da Fada Azul, Pinocchio se tornou uma referência em virtude do crescimento de seu nariz a cada vez que não falava a verdade.
A apresentação gratuita tem duração de 50 minutos, e é indicado para crianças a partir de 3 anos.
O projeto é patrocinado pela ArcelorMittal por meio do Proac-ICMS da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas de São Paulo.
Acesso e formação de público
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua com a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em 14 anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 3 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1,3 milhão de pessoas.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.
Sobre a Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.
Sobre a Magenta Cultural
A Magenta é uma empresa que contribui para realização de projetos culturais nas suas mais diversas linguagens, oferecendo plano de gestão e produção aos realizadores.
Desde o início de suas atividades no início de 2013, a empresa esteve presente em projetos de responsabilidade sócio cultural, de marketing cultural, de acessibilidade, todos realizados com equipes multidisciplinares e processos colaborativos.
A empresa é fruto da especialização de Maysa Lepique (gestora responsável) que ao longo de sua carreira como atriz sempre esteve envolvida no planejamento, gestão, administração financeira e produção de projetos teatrais.
Sobre a Mina Cultural/ EXPERIÊNCIA, CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA
Com o slogan “Apoiando marcas a mudar o mundo”, a Mina Cultural atua desde 2007 no fortalecimento da imagem e do propósito de empresas por meio de projetos transformadores. Conectar marcas às demandas da sociedade por meio de projetos de impacto, inspirando empresas a serem agentes de transformação, criando soluções criativas e inovadoras para questões sociais e ambientais gerando valor compartilhado.
A Mina Cultural viabiliza a realização de centenas de projetos culturais, esportivos, de saúde, educação e direitos humanos, para os mais diversos públicos em todas as regiões do Brasil, sempre comprometida com empresas que contribuam para um mundo mais justo e sustentável, assumindo responsabilidades e abraçando causas para reforçar sua identidade.
Sinopse
Era uma vez um antigo vilarejo. Numa casinha iluminada, vivia Gepetto, um talhador de grande talento e grande coração. Entre muitos cucos, caixinhas de música e brinquedos coloridos, havia um que era especialmente querido: Pinocchio, uma simpática marionete de madeira! Para felicidade de Gepetto, em uma noite muito especial surgiu no céu a brilhante estrela dos desejos, capaz de ouvir e conceder o sonho do coração das pessoas e, o velho talhador tinha apenas um: que seu querido Pinocchio pudesse se tornar um menino de verdade!
FICHA TÉCNICA
Direção-geral: Rodrigo Gomes
Texto original: Carlo Collodi
Texto e versões: Ella Dalcin
Elenco: Miguel Ryan (pinóquio), Max Grácio (gepeto/stromboli),
Lucas Godoy (grilo falante) e Yasmin Barbosa (fada azul / bailarina)
Locução: Beatriz Algranti
Cenário e figurino: Rodrigo Gomes
Iluminação: Amon Bitencourt
Duração: 50 minutos/musical
Créditos registros fotográficos: Moa Cunha
Realização: Magenta gestão de cultura
Produção: Mina Cultural
Serviço:
Dia 28 de julho, domingo, às 16h
Teatro Municipal Glória Giglio
Endereço: Av. dos Autonomistas, 1533 – Vila Yara, Osasco
Capacidade de público: 410 pessoas
DURAÇÃO: 50 MINUTOS
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: +3 ANOS