Em plenária com Emídio de Souza, Bancada Feminista do PSOL de Osasco formaliza sua candidatura
Encontro também oficializou a presidente do PSOL, Marilu Campos, como candidata a vice-prefeita na Coligação Osasco em Boas Mãos
Agora é oficial. Em plenária realizada nesse sábado (27), na Associação Atlética Floresta, foi formalizada a candidatura da Bancada Feminista do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) de Osasco, composta pelas professoras da rede estadual e dirigentes sindicais da APEOESP, Ana Lima e Lucilene Souza, e pela profissional de saúde Sônia Alvarenga. Também foi anunciado por Emídio de Souza, candidato a prefeito pelo PT, o nome de Marilu Campos, atual presidente do PSOL em Osasco, como candidata a vice-prefeita na Coligação Osasco em Boas Mãos, composta pelos partidos PT, PSOL, PC do B, PV e Rede Sustentabilidade.
“Uma batalha como essa ninguém vence sozinho. Portanto, temos aqui hoje cinco partidos unidos em defesa de uma Osasco mais progressista e inclusiva. E é com muito orgulho que anuncio a Marilu Campos, uma mulher extraordinária, como minha candidata a vice”, afirmou Emídio.
Aplaudida e apoiada por toda a militância presente ao encontro, Marilu agradeceu a confiança depositada pela Coligação e ressaltou a importância da união do campo progressista para competir nas eleições municipais deste ano. “Recebi o convite do Emídio e venho representando não somente o PSOL, mas cada mulher deste município. Existe o compromisso de que haja uma paridade no futuro governo e que nós, mulheres, finalmente tenhamos protagonismo na política de Osasco” comentou.
Também compareceram à plenária desse sábado os deputados estaduais Eduardo Suplicy (PT), Carlos Gianazzi (PSOL) e Sirlene Maciel (da Bancada Feminista na Alesp).
Bancada Feminista
Seguindo a tendência de formação de Bancadas Feministas em diversas cidades do Estado de São Paulo, o trio formado por Ana Lima, Lucilene Souza e Sônia Alvarenga tem agregado importante apoio dos setores progressistas, que desaprovam o atual governo municipal e lutam por uma Osasco mais inclusiva. Com anos de experiência na militância, as três representam o feminismo popular, lgbtqia+ inclusivo e antirracista, buscando ampliar o protagonismo das mulheres na política da cidade.
A Bancada Feminista é um movimento pela ocupação das mulheres na política que tem ganhado cada vez mais força. A primeira eleição ocorreu em 2020, para a Câmara de Vereadores de São Paulo. Em 2022, também foi responsável por eleger as deputadas estaduais mais bem votadas de SP e do país, que conquistaram mais de 259,7 mil votos válidos. Em Osasco, a Bancada surge este ano carregando a mesma bandeira: colocar a luta feminista em pauta e dar o protagonismo das mulheres na política e na sua própria história.
“Nós falamos em nome das mulheres trabalhadoras de Osasco, inclusive as mães, que desejam uma educação mais democrática e popular, ecossocialista, e voltado para a maioria da população. Se você não se sente representada pelos atuais vereadores de nossa cidade, convidamos a se unir a nós nessa luta por uma Osasco melhor para todas as pessoas e não apenas para algumas” afirmam.