Bancada Feminista do PSOL de Osasco ganha novo reforço com a chegada da Prof. Emily
Ex-candidata abriu mão da disputa para se somar à Bancada e fortalecer o feminismo na cidade
Após receber amplo apoio da população, de todo o campo progressista e de instituições de Classe, a Bancada Feminista do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) de Osasco acaba de anunciar mais um importante reforço: a chegada da Prof. Emily, de 39 anos, até então candidata à vereadora e que está abrindo mão de sua candidatura para se juntar às professoras Ana Lima e Lucilene Souza e à profissional de Saúde Sônia Alvarenga na conquista por uma cadeira no Legislativo.
“Duas candidaturas se unem para fortalecer a Esquerda e o feminismo em Osasco. Saudamos a chegada da Prof. Emily, mulher aguerrida, e que muito contribuirá para nosso projeto político na cidade”, comentou a líder da Bancada, professora Ana Lima.
Mãe de duas crianças, osasquense, e engajada na defesa por moradia digna, Emily atua diretamente na comunidade do Rio Vermelho, fortalecendo, junto com um coletivo, a crença de que nenhuma mulher deve ficar sem casa e nenhuma criança deve ficar na rua. É também educadora e professora e escolheu se filiar ao PSOL para continuar a luta pela moradia digna e pela educação, construindo, a várias mãos, uma cidade mais inclusiva, equitativa e empoderada.
Para a nova integrante da Bancada Feminista, atuar ombro a ombro com outras mulheres do campo feminista é uma grande oportunidade para contribuir com a evolução do movimento em Osasco.
“É fortalecer o propósito de um compromisso que visa um olhar do feminismo popular real e atuante, não só apontando para a necessidade da mulher de hoje como também a perspectiva da evolução de resultados que tendem a transbordar no presente e no futuro. Quero que toda mulher deixe de apenas sobreviver, para viver de fato. Nossa meta é formar um coletivo que atenda as expectativas das trabalhadoras, das cientistas, das atletas, das influencers, das donas de casa, das mães, das avós, tias e netas”, explica Prof. Emily.
Bancada Feminista
A Bancada Feminista é um movimento pela ocupação das mulheres na política que tem ganhado cada vez mais força. A primeira eleição ocorreu em 2020, para a Câmara de Vereadores de São Paulo. Em 2022, também foi responsável por eleger as deputadas estaduais mais bem votadas de SP e do país, que conquistaram mais de 259,7 mil votos válidos.
O quarteto, se eleito, também promete lutar contra as privatizações implementadas pelo atual prefeito e pelo governador do Estado, que dificultam e pioram o acesso da população aos serviços de transporte, saúde e educação. Outra pauta combatida pelo partido é a implantação das famigeradas escolas cívico-militares, que representam um retrocesso, custam o dobro de escolas convencionais e não têm qualquer representação entre as 100 melhores escolas públicas do país.