Palestra abre 33ª semana mundial do aleitamento materno em Osasco
A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, realizou sexta-feira, 2/8, a palestra Reduzindo a Lacuna: Apoio à Amamentação para Todos, no Hospital e Maternidade Amador Aguiar (HMAA), Avenida Getúlio Vargas, 1260 – Jardim Piratininga, na abertura da 33ª Semana Mundial do Aleitamento Materno.
O encontro foi direcionado aos colaboradores que atuam na maternidade e contou com a apresentação musical da Banda Regimental do CPA/M-8, da Polícia Militar. A coordenadora da Unidade Neonatal, Dra. Ana Cristina Meira, deu as boas-vindas ao público, acompanhada da secretária adjunta de Saúde, Suzete Souza Franco.
A primeira palestra foi com o médico pediatra Moisés Chencinski, que abordou o panorama histórico da semana mundial de aleitamento desde a sua criação, na década de 1990, destacando que as principais metas da semana de amamentação são apoiar, educar e incentivar a promoção da amamentação, ação fundamental na vida dos bebês nos primeiros meses de vida.
De acordo com o pediatra, também é importante dar atenção à saúde da mãe. “Quando a gente fala de saúde materno-infantil, você não tem um infantil saudável se não tem um materno saudável. O cuidado sempre tem que ser levado a essa mãe”, disse.
A palestra seguinte destacou o papel da odontopediatria na promoção do aleitamento materno, com a Dra. Tânia de Abreu, que atua na maternidade. Em sua apresentação, ela mostrou como é realizado o trabalho após o nascimento do bebê, na investigação e acompanhamento de possíveis interferências que impeçam a amamentação do recém-nascido, além de orientações às mães sobre como amamentar corretamente.
Por fim, Pâmela Jácome de Oliveira, supervisora do Serviço Social da maternidade, contextualizou o trabalho de mapeamento das vulnerabilidades e acompanhamento das mães, após o nascimento dos bebês, na continuidade da amamentação fora da maternidade.
Acompanharam o evento, o vereador Josias da Juco, Dr. Jorge Luis Pontes Nanem, superintendente do hospital, Mayla Donon, diretora de enfermagem e Renara Dutra Jorge, diretora administrativa.
Semana Mundial do Aleitamento Materno
Em 1990, após um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foi elaborado o documento “Declaração de Innocenti”, com uma série de recomendações sobre o incentivo à amamentação pelo mundo.
Dois anos depois, em 1992, surgiu a Semana do Aleitamento Materno pela Aliança Mundial de Ação Pró-Alimentação (WABA, sigla em inglês) e desde então é celebrada no dia 1º de agosto com o objetivo em promover, incentivar e destacar a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida do bebê.