Ronda Guardiã Maria da Penha de Osasco recebe três novas viaturas

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, entregou na manhã de terça-feira, 13/08, três novas viaturas para o Grupamento da Ronda Guardiã Maria da Penha. Os veículos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do Legislativo osasquense.  Acompanharam a entrega os secretários municipais Coronel José Virgolino de Oliveira (Segurança e Controle Urbano), Sérgio Di Nizo (Governo), Thiago Silva (Comunicação) e Fábio Grossi (Chefe de Gabinete), além do secretário-adjunto Adilson Moreira (Segurança e Controle Urbano).

As novas viaturas da marca Chevrolet, modelo Spin, zero quilômetro, serão utilizadas nos trabalhos de patrulhamento preventivo, comunitário e interventivo da Ronda Guardiã Maria da Penha, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e que possuem medida protetiva.

“Estamos ampliando a proteção à mulher na cidade de Osasco. São novas viaturas da Ronda Guardiã Maria da Penha, ampliação do nosso efetivo, Botão do Pânico interligado ao COI e, ainda esse ano, entregaremos uma Casa de Passagem, um local reservado, protegido e seguro para que a mulher vítima de violência possa, logo nas primeiras horas, ir para um local adequado”, destacou o prefeito Rogério Lins.

Com a entrega dos veículos, a Ronda também terá seu efetivo ampliado de 16 para 22 agentes, aumentando assim o número de visitas periódicas e o monitoramento do cumprimento das medidas protetivas de urgência. Esse programa reflete um esforço contínuo para proteger as mulheres e promover a aplicação da Lei Maria da Penha, visando reduzir os índices de violência.

Atualmente Osasco conta com 70 mulheres assistidas pela Ronda Guardiã, mas desde a sua criação em 2020, foram atendidas 250 mulheres, o que resultou na prisão de 103 agressores. Nesse período, foram realizadas 23.929 rondas para as assistidas. Só no primeiro semestre desse ano foram 6.252 rondas. Além disso, nos quatro anos de operação, não foi registrado nenhum caso de feminicídio entre as assistidas pelo Programa em Osasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.