População do Brasil chega a 212,6 milhões de habitantes, aponta IBGE
A população brasileira até 1º de julho de 2024 era de 212,6 milhões de habitantes, segundo estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados da pesquisa foram publicados na edição desta quinta-feira, 29 de agosto, do Diário Oficial da União, por meio de portaria.
O estudo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo dos Fundos de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e dos Municípios (FPM), que são modalidades de transferência de recursos financeiros da União para os estados e municípios previstas na Constituição Federal. A pesquisa também é referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.
CIDADES — De acordo com o levantamento, o país tem 15 municípios com mais de 1 milhão de pessoas, dos quais 13 são capitais. Ao todo, 42,7 milhões de habitantes estão nessas cidades, representando 20,1% do total do país. São Paulo continua sendo o município mais populoso do país, com 11,9 milhões de habitantes, seguido por Rio de Janeiro (6,7 milhões) e Brasília (3 milhões). Fortaleza (2,6 milhões) e Salvador (2,6 milhões) completam o ranking dos cinco mais populosos.
Guarulhos e Campinas, ambos em São Paulo, são os únicos não-capitais que aparecem na lista, com 1,3 milhão e 1,2 milhão, respectivamente. Também são os municípios mais populosos entre os 26 com mais de 500 mil habitantes que não são capitais. São Gonçalo (RJ) é o terceiro, com 961 mil.
Na parte de baixo da lista, 26 municípios têm menos de 1.500 habitantes. Serra da Saudade (MG) é o menos populoso, com 854. Anhanguera (GO) e Borá (SP), com 921 e 928, completam a lista de cidades com menos de mil habitantes.