Casaviva exibe “Tudo que aprendemos juntos”, gratuitamente, na Anhanguera Osasco
No dia 10 de setembro (terça-feira) o projeto Olho na Tela: o cinema vai aonde o público está, da Casaviva – cultural e ambiental (Ponto de Cultura) exibirá o filme nacional “Tudo que Aprendemos Juntos” no auditório do campus Osasco da UniAnhanguera, localizado na Avenida dos Autonomistas, 1325, Osasco (em frente ao Shopping União). A exibição será gratuita, aberta ao público interno e externo com sessões às 9h e 19h. Após as projeções serão realizados bate-papos com o público.
Inspirado na história real da criação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, o filme conta a trama da vida de Laerte dos Santos (Lázaro Ramos), um músico que após ser recusado na seleção para uma vaga na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) decide dar aulas de música em uma associação na comunidade de Heliópolis. Aos poucos, o professor vai ganhando a simpatia dos alunos e entendendo sua relevância na vida dos estudantes e na favela.
Em meio às dificuldades da docência e da violência do bairro, Laerte surpreende-se com o talento de Samuel, um adolescente que busca na música um espaço de liberdade e expressão. O professor percebe na arte a possibilidade de superação dos sofrimentos e das condições materiais da vida dos alunos. No filme, a arte (dança, música, canto) se contrapõe com uma realidade cheia de violência e ausência do poder público.
“Tudo que aprendemos juntos” (2015) é um filme de Sérgio Machado e tem a participação de Elzio Vieira, Criolo, Fernanda de Freitas e Rappin’ Hood. A atriz osasquense Bruna de Oliveira interpreta a personagem Tati, uma violinista.