Anhanguera Osasco recebe 3ª Mostra de Cinema da Índia com filmes para adolescentes e adultos
De 07 a 11 de outubro será realizada a terceira edição da “Mostra de Cinema da Índia”, na Anhanguera Osasco, na Avenida dos Autonomistas, 1325, Vila Campesina. Os filmes são legendados, com sessões às 19 horas, gratuitas e abertas ao público interno e externo. A programação traz cinco filmes abordando temas como espiritualidade, valores humanos e todos com muita paisagem, música e dança. Classificação: 14 anos. A Mostra é uma realização da Casaviva – cultural e ambiental Osasco (Ponto de Cultura), com o apoio da Anhanguera Osasco e da Secretaria da Cultura de Osasco, por meio do edital Fomento às Artes e à Cultura – 2023.
A finalidade da 3ª Mostra de Cinema da Índia é expor um pouco dessa cultura que é desconhecida do grande público brasileiro, especialmente da juventude, que não sabe que o cinema nacional da Índia é adorado e privilegiado em seu país, diferente do Brasil onde os filmes norte-americanos predominam. A indústria cinematográfica indiana é uma das mais prolíficas do mundo. Há muitas produções cheias de drama, ação, suspense e comédia. Além da diversidade de gêneros, os filmes indianos se destacam pela sua riqueza cultural e estética, oferecendo toda uma experiência que torna fácil se envolver do início ao fim.
Programação
Dia 07/10 – 2ª feira, às 19h: Shirdi Sai Baba: Um filme biográfico que conta a história, os ensinamentos e o legado do guru espiritual Shirdi Sai Baba, O guru gostava de preparar as refeições para seus visitantes e tinha domínio sobre diversas formas de Yoga. Para ele, mais que religião, precisamos viver a espiritualidade – transformação interior das pessoas para a melhoria da sociedade e do planeta. Legenda em português. Classificação: 14 anos. Tempo de duração: 2h20min.
Dia 08/10 3ª feira, às 19h. Vanaja (2020): O longa conta a história da jovem Vanaja, filha de um pescador, que sonha em se tornar uma dançarina clássica. A mensagem principal do filme gira em torno de temas como poder, desigualdade social, discriminação de gênero e luta por justiça. O filme promove uma reflexão sobre a busca pela liberdade, igualdade versus desvantagens em meio a uma sociedade conservadora e hierárquica. Classificação: 14 anos. Tempo de duração: 1h53min.
Dia 09/10 – 4ª feira, às 19h. Dia: A película narra a história de dois estudantes que se apaixonam e um belo dia, ao sair do cinema, são atropelados. Ela pensa que seu grande amor morreu e tenta se matar, mas é salva por Adi, que se torna mais que um amigo. Considerado sucesso de bilheteria indiana, o filme traz a questão do luto e de comportamentos que ajudam a lidar nesse processo doloroso. Também aborda o tema suicídio que é um problema de saúde pública que atinge pessoas do mundo inteiro. Classificação: 16 anos. Tempo de duração: 2h13min.
Dia 10/10 – 5ª feira, às 19h. Baahubali – o início: Com uma escala digna do Velho Testamento bíblico e uma vigorosa mistura de gêneros (guerra, romance, drama, fantasia, ação e musical), o filme conta a história do rei de Mahishmati, Amarenda Baahubali, que é assassinado pelo rei Bhallaladeva. Anos depois, o filho de Baahubali volta para reconquistar o reino de seu pai. A trama se passa em uma época antiga da Índia, onde um menino abandonado por sua mãe é adotado por um casal que encontra o bebê no rio. O longa-metragem foi o mais visto nos cinemas, arrecadando a maior bilheteria do país de todos os tempos. Classificação: 14 anos. Tempo de duração: 2h18min.
Dia 11/10 – 6ª feira, às 19h. Lágrimas de Sangue: Raktha Kanneeru Kannada. O filme se passa na década de 1950 e conta a história do milionário Mohan que retorna a seu país após concluir os estudos. Sua arrogância perpassa entre desconhecidos, funcionários e a própria mãe. Mohan se apaixona por uma prostituta, mas se casa com uma prima. A vida cheia de arrogância e orgia o transforma num alcoólatra. Ele termina doente, perde a visão, vai à falência e é expulso de casa. Nem comparece ao funeral da própria mãe. Porém, quem passa a ajudá-lo é sua ex-esposa, que agora trabalha como empregada doméstica. Embra tenha muitas tragédias, é um filme realista, especialmente para promover a reflexão dos mais jovens sobre valores humanos como respeito, responsabilidade, cuidado, fraternidade, empatia e humildade. Classificação: 14 anos. Tempo de duração: 1h42min.