Palestra Outubro Rosa orienta mulheres sobre câncer de mama

Médica ginecologista fala sobre comportamento e exames preventivos

Como parte da Campanha Outubro Rosa, a Câmara Municipal realizou na última sexta-feira (25), no Plenário Tiradentes, uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama com a médica ginecologista Talita Yurie Nakata.

De acordo com a profissional, o Brasil registra 73 mil casos de câncer de mama por ano. “É o câncer mais presente no mundo e também aparece nos homens. O estado de São Paulo tem as maiores taxas de mortalidade, mesmo com três em cada quatro mulheres sobrevivendo à doença”, apontou.

A orientação é para que os exames sejam realizados anualmente, em especial a mamografia. Sintomas como mamilo invertido, vermelhidão, mama mais inchada e assimetria de mamas são características que apontam um problema. “Um profissional treinado pode identificá-lo”, explicou Talita Yurie.

Ainda de acordo com a doutora, atividade física regular, alimentação de qualidade, não fumar e evitar bebidas alcoólicas são medidas que ajudam na prevenção ao câncer.

A vereadora de Osasco Elsa Oliveira (Pode) usou a Tribuna para reforçar a importância dos exames preventivos e das políticas públicas para facilitar o acesso a eles.

“Há um tempo a gente quase não falava sobre o câncer e hoje é uma doença muito próxima de nós. Precisamos fazer os exames periódicos”, declarou a parlamentar.

Uma das organizadoras da palestra, a vereadora e presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, Lúcia da Saúde (Pode), destacou a importância da prevenção, mas ressaltou que é preciso agilidade para encaminhar as pessoas que estão com o diagnóstico da doença.

“Quando o diagnóstico é precoce as chances de sobrevivência são enormes. Mas falta muito ainda na saúde. Quantos dias a pessoa demora para receber o resultado da biópsia? Porque a continuidade do tratamento só acontece com o resultado da biópsia. O oncologista é prerrogativa do [governo do] Estado que não demora mais do que 60 dias para câncer de mama, mas não é assim com outros canceres”, alertou a parlamentar.

Caminhada Contra o Câncer de Mama

No último domingo (27), na Av. Hilário Pereira de Souza, aconteceu a 6ª Caminhada Outubro Rosa, com apoio cultural da Câmara Municipal de Osasco. O evento contou com a participação das vereadoras Lúcia da Saúde e Elsa Oliveira e dos vereadores recém-eleitos Gabriel Saúde (Agir) e Sthepane Rossi (PL).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.