Ex-servidora da Prefeitura recebe Título de Cidadã Osasquense

Luísa Ivana Almeida da Silva foi servidora da Saúde e da Guarda Municipal

Ex-servidora da Prefeitura de Osasco, Luísa Ivana Almeida da Silva recebeu, em Sessão Solene realizada nesta quarta-feira (06), o Título de Cidadã Osasquense. Proposta pela vereadora Juliana da AtivOz (PSOL), a homenagem emocionou a todos e enalteceu os serviços prestados por Ivana à sociedade osasquense.

Ao fazer uso da Tribuna, a ex-servidora municipal agradeceu a oportunidade e destacou a força da política para transformar vidas.

“Quem faz um trabalho-cidadão espera reconhecimento, nada mais. A gente não espera pagamento e favores, mas sim que se façam políticas públicas que nos atendam, que atendam nossa gente, em especial a pobre e periférica”, ressaltou Ivana.

Ex-agente de saúde, vigia municipal e agora nutricionista na Prefeitura de São Paulo, Ivana inspira os filhos e os amigos com sua história de vida. Nascida em 1967, em Baixa Grande (BA), ela veio para Osasco aos 15 anos, na companhia de sua mãe — aposentada da Prefeitura do município baiano como ajudante geral.

Sua relação com a política começou quando atuou como agente de saúde e entendeu o quanto as políticas públicas poderiam melhorar a vida das pessoas.

“Eu, meus irmãos e minha avó temos muito orgulho de minha mãe. Esse Título [de Cidadã Osasquense] ela construiu quando se tornou agente de saúde. Sem saber nada sobre política, ela se tornou agente de saúde e a mente dela abriu. Mesmo com adversidades ela seguiu o caminho de luta. Ela é uma inspiração”, declarou Naiara Silva, filha de Ivana.

Em 2009, tornou-se servidora efetiva na Prefeitura de Osasco como vigia municipal e sempre que possível procurava debater com colegas e conhecidos a importância do envolvimento na política. Inspirada pelos conhecimentos adquiridos nos tempos de agente de saúde, Ivana se formou como bolsista no curso de Nutrição.

Ivana ainda presidiu o Conselho Municipal de Saúde de 2018 a 2021 e, em março de 2023, pediu exoneração da Prefeitura de Osasco para assumir o cargo de nutricionista na Prefeitura de São Paulo. A militância em Osasco, porém, nunca parou, segundo as palavras de Juliana da AtivOz.

“A Ivana é uma mulher de todas as lutas. Não tinha como não dar a ela o Título de Cidadã Osasquense. Ela nunca se retirou de numa luta e fez um trabalho que muitas vezes é inviabilizado pela cidade. Como vigia, ela fazia um trabalho de diálogo com as pessoas. Ela nunca parou”, ressaltou a autora da propositura.

Vereadora na 10ª e 13ª legislaturas de Osasco, Mazé Favarão reforçou a conquista de Ivana ao lembrar as personalidades que trabalharam por Osasco e receberam o Título de Cidadão Osasquense, como Padre Léo, José Pedro da Silva e Tia Zilda . “É preciso dar o Título às pessoas que adotaram a cidade, assim como a Ivana, que ‘chacoalhou’, em um período muito importante, as estruturas dos conselhos. Ela defendeu participação; ela foi resistência”, disse a ex-parlamentar.

“A Ivana faz a diferença na vida das pessoas e causa impactos positivos na sociedade. É uma honra ter tido essa mulher atuando em Osasco”, exaltou a amiga Emily Medeiros.

Luciana de Ogum resumiu os sentimentos dos convidados com a homenagem. “A Ivana tem o poder de deixar suas reflexões. O Título de Cidadã representa a sua importância. Continue nessa linha. Você é incrível, sua fala é potente e muda muitas pessoas”.

Higor Andrade, da AtivOz, secretariou a Sessão Solene, que contou com a presença do Professor Alexandre Pimentel (PSB), de Carapicuíba, além de familiares e amigos da homenageada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.