Ipresb reúne servidores após conclusão do Programa de Prevenção à Aposentadoria
Já teve a experiência de escrever uma carta para si mesmo e abri-la somente dois anos depois? Foi essa a proposta pioneira da coordenação do PPA (Programa de Preparação para a Aposentadoria), promovido pelo Ipresb (Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Barueri).
Na manhã de terça-feira, dia 12, sob a coordenação de Sueli Amorim e Carla Leone, houve o reencontro de participantes desse Programa no auditório do Ipresb. A 10ª edição do PPA ocorreu em 14 encontros semanais de 8 de agosto a 7 de novembro de 2022.
“O reencontro oferece aos segurados a oportunidade de refletir sobre suas experiências, observar o quanto evoluíram e avaliar se suas expectativas e metas iniciais se concretizaram ao longo desse período”, revela Natália Rodrigues dos Santos, analista previdenciária.
“O Ipresb também promove um espaço de apoio social, já que possibilita que os participantes compartilhem suas experiências e percebam que não estão sozinhos e auxilia na adaptação à nova rotina aos que já se aposentaram, aumenta a qualidade de vida e fortalece o vínculo com o Instituto”, complementa ela.
A confraternização começou com o acesso dos servidores a uma diversificada mesa de aperitivos e sucos. Além de rever os colegas de curso, foi possível saber o que cada um está fazendo e como está a adaptação à nova rotina, muito embora alguns tenham optado por continuar trabalhando. Quem se aposentou e passou a empreender se sente mais seguro com o benefício mensal pago pelo Ipresb.
Abertura das cartas
Após a exibição de um vídeo motivacional estrelado pela atriz Beth Goulart, houve uma roda de conversa, mas nem todos se dispuseram a ler seus escritos. Ficou registrado, entretanto, o panorama político da época.
Participantes
José Antônio de Melo, de 64 anos, trabalhou por 27 anos na Prefeitura de Barueri (20 na Secretaria de Saúde e sete na Secretaria de Educação). “Muitas coisas mudaram em relação ao que tinha planejado. Estou morando no Interior e executo serviços de instalação elétrica. Hoje valorizo muito a minha saúde e minha qualidade de vida”, conta ele.
Aparecida de Casia Dinis, de 58 anos, continua na ativa. “Fiquei surpresa por estar vivendo exatamente o que planejei. Já completei o tempo de contribuição (34 anos), mas nem penso em me aposentar. Estou firme e forte lá na Secretaria de Saúde”, relata ela.
Maria Vicemar Ribeiro, de 62 anos, trabalhou por 30 anos na Secretaria de Educação. “Estou aposentada desde agosto/2023. Fiquei emocionada por ter realizado a maioria dos meus projetos. Minha vida agora é o artesanato. Faço bolsas e peças de vestuário em crochê e vendo pela internet. Invisto também em ações para aumentar minha renda”, orgulha-se.