Jandira celebra a formação de mais de 1.400 alunos pelo PROERD em 2024
Programa une educação e segurança para construir um futuro mais consciente
Na última semana, o Ginásio Poliesportivo Manoel de Jesus Marçola foi palco de mais uma emocionante cerimônia de formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Jandira. A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura de Jandira, por meio das secretarias de Educação e Segurança Pública, e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, contou ainda com o apoio de patrocinadores que contribuíram com prêmios para as crianças participantes.
Com 768 alunos formados neste mês de novembro e outros 725 em julho, o PROERD totalizou 1.493 formandos em 2024, consolidando-se como um marco na educação preventiva do município.
O programa, que possui mais de 30 anos de história, é reconhecido por seu impacto positivo. A Cabo Dayana, com 14 anos de dedicação ao programa, reforçou a importância de seu trabalho em entrevista à equipe de reportagem da administração municipal:
“O que nos motiva são as crianças. A gente acredita que eles são a nossa esperança. Eu acredito no meu trabalho. Já formei muitos alunos em sala de aula que eu entro e já tem aluno que foi aluno e hoje é professor. É muito gratificante ver depois de tantos anos eles falarem: ‘a gente lembra do que você ensinou’, disse, emocionada.
“O que a gente passa não é só sobre drogas, como muita gente pensa. A gente fala sobre comportamento e eu creio que tudo o que a gente passa para eles eles guardam e as crianças absorvem muito da gente. Eu tenho certeza que cada geração que a gente forma tem um futuro melhor. Pretendo continuar até Deus me dar saúde física. Eu quero dizer para os jovens pensarem muito bem nas decisões, porque tem coisas que a gente decide que reflete para o resto da vida”, concluiu.
O Cabo Davi complementou ao compartilhar sobre a energia e o entusiasmo que o programa desperta:
“Ver a alegria dessas crianças e ouvir relatos de ex-alunos que ainda guardam certificados e boas memórias é o combustível que nos motiva. Para elas, tudo é novidade e isso renova nosso propósito de continuar esse trabalho essencial. A vida é feita de escolhas e o PROERD ajuda os jovens a entenderem o impacto dessas decisões desde cedo.”
O Tenente Jonathan, por sua vez, destacou:
“O PROERD é um programa que há mais de 30 anos a Polícia Militar aplica no Estado de São Paulo como um programa de prevenção primária para resistência às drogas. E eu tenho certeza que, assim como eu, há mais de 20 anos, tenho na memória aquilo que foi ensinado, a gente vai conseguir perpetuar aqui no município de Jandira e nos demais municípios da região. A base do programa é a resistência às drogas e a conscientização, aquilo que faz mal à saúde, principalmente.”
A cerimônia foi uma celebração e um momento de reflexão sobre a importância de investir na educação preventiva como forma de construir uma sociedade mais consciente e saudável.
A municipalidade reforça seu comprometimento com a formação de cidadãos responsáveis e preparados para enfrentar desafios, unindo esforços com instituições como a Polícia Militar para transformar a vida de crianças