CIOESTE visita Núcleo Trans de Cotia e estuda ampliar a oferta regional de atendimento especializado

Na manhã da última segunda-feira, 9 de dezembro, uma comitiva da Câmara Técnica (CT) de Diversidade do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE) visitou o Núcleo de Atendimento a Pessoas Trans e Travestis de Cotia. Liderada por Rodrigo Rocca, secretário de Turismo de Cajamar e coordenador da CT de Diversidade, a visita teve como objetivo analisar o funcionamento do serviço municipal, que oferece atendimento exclusivo para moradores de Cotia, e avaliar como a região pode ampliar a oferta de serviços semelhantes.

O núcleo, gerido pela Secretaria de Saúde de Cotia, sob a responsabilidade do diretor Renato Ferreira, oferece diversos serviços especializados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo consultas médicas, testagem, aconselhamento, vacinação, coleta de exames e encaminhamento para especialistas. O espaço é dedicado ao acolhimento e à saúde da população trans, promovendo suporte integral às suas necessidades.

A visita faz parte de um estudo conduzido pelo CIOESTE, em parceria com a CT de Diversidade, que busca entender como outras cidades da região podem implementar núcleos similares ou até criar unidades regionais que atendam múltiplos municípios. “Foi uma experiência muito proveitosa. O que vimos aqui pode trazer ensinamentos valiosos para nossa região e ajudar na construção de novos serviços,” afirmou Rodrigo Rocca.

Além de novas visitas a outras unidades, como o ambulatório trans de Santana de Parnaíba, o estudo prevê diálogos com as secretarias de saúde dos municípios membros do CIOESTE e outros setores relacionados, como a promoção social. O objetivo é fortalecer o cuidado especializado e ampliar o acesso da população trans a serviços de saúde inclusivos e acolhedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.