Professores de Cotia participaram de formação antes da volta às aulas
Palestras foram ministradas por especialistas e tiveram temas focados na educação inclusiva
Na próxima segunda-feira (10/02), a rede municipal de ensino de Cotia inicia o ano letivo para os mais de 30 mil alunos matriculados do Ensino Infantil ao Fundamental II e EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Para receber toda essa turma, a Secretaria de Educação, em parceria com o Mackenzie, realizou dois dias de formação para os professores com especialistas em educação inclusiva. Educação inclusiva, aliás, foi o foco do encontro.
Os educadores participaram da formação de forma híbrida, parte do conteúdo foi aplicado presencialmente, em cinco polos de formação, e remotamente. Entre os temas abordados esteve: ‘Desenvolvimento infantil e estimulação precoce’, com as professoras dra. Silvana Maria Biascovi de Assis e dra. Jessica Maymu Maruyama; ‘Manejo comportamental em crianças com transtornos’, com a professora dra. Maria Cristina Triguero Velos Teixeira e com o doutorando Guilherme Carvalho de Paula Francisco; ‘Transtornos de aprendizagem’, com as professoras dra. Alessandra Gotuzo Seabra e dra. Natália Becker.

A palestra ‘Adaptações curriculares’ foi ministrada pelo professor dr. Gabriel Gaudêncio do Rego e pela doutoranda Grace Zauza; ‘Transtornos no Neurodesenvolvimento’, com o professor dr. Luiz Renato Rodrigues Carreiro e com a doutoranda Amanda Doaut. ‘Transtornos no desenvolvimento no EJA’, com a professora dra. Andréia Gomes. O mestre Valentin Conde ministrou palestra sobre ‘Educação com compaixão’. ‘Educação com Compaixão’ foi o tema discorrido pelo mestre Valentin Conde;
As formações fazem parte da programação da Secretaria de Educação e haviam sido anunciadas pela atual gestão durante o 1º encontro com diretores 2025, no dia 28 de janeiro. “A inclusão na educação e a educação inclusiva são assuntos extremamente importantes para esta gestão. Daremos o suporte necessário aos nossos colaboradores para atendermos de forma humanizada os nossos estudantes. Vamos desenhar um novo modelo de educação em nossa cidade”, comentou o prefeito Welington Formiga.