Farmácia Popular beneficiou mais de 6 milhões de pessoas em 2024 em São Paulo
A partir de agora, todos os 41 medicamentos e insumos – como fraldas geriátricas – são 100% gratuitos para todos os brasileiros. Medida amplia ainda mais a assistência farmacêutica no país
O programa Farmácia Popular agora oferece, de forma 100% gratuita, os 41 itens do catálogo de medicamentos e insumos de saúde. A ampliação representa um marco na política de acesso a medicamentos no Brasil. Em 2024, o programa alcançou o maior número de beneficiários desde 2006, ultrapassando 24 milhões de pessoas atendidas. Desse total, 6 milhões de pessoas foram beneficiadas em São Paulo, ultrapassando os 5,3 milhões atendidos em 2022. Até o momento, o estado conta com 6.348 farmácias credenciadas espalhadas por 618 municípios paulistas.
“Estamos fortalecendo o compromisso que este governo assumiu com a dignidade e o bem-estar da nossa população, especialmente as pessoas que vivem em regiões de maior vulnerabilidade social. Garantir acesso gratuito a medicamentos essenciais é uma resposta concreta às necessidades do povo brasileiro. Saúde não pode ser um privilégio, é um direito”, destacou a ministra Nísia.
O anúncio da ampliação da gratuidade de todos os insumos e para todos os brasileiros foi feito pela ministra Nísia Trindade na última quinta-feira (13), último dia do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. A partir de agora, todos os brasileiros têm acesso gratuito a medicamentos para doenças como asma, diabetes, hipertensão, osteoporose, parkinson, glaucoma e anticoncepcionais, além de fraldas geriátricas para idosos e pessoas com deficiência.