Secretaria de Saúde de Barueri forma oito novos médicos residentes
Na noite da última sexta-feira, dia 14, a Escola de Saúde de Barueri promoveu no Centro de Eventos a formatura de oito novos médicos residentes, sendo seis em clínica médica e duas em pediatria. Compuseram a mesa o prefeito Beto Piteri; a vice-prefeita dra. Cláudia Marques; o secretário de Saúde Milton Monti; a diretora da Escola de Saúde Giselle Sant’anna Neves; o diretor do Hospital Municipal Francisco Moran (HMB) Paulo Tierno e o presidente da Câmara Municipal de Barueri vereador Keu Oliveira. Vários vereadores e familiares dos residentes estavam na plateia.
A trilha sonora do evento ficou por conta do Quarteto Soneto, composto por músicos formados pelo Núcleo de Música da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri (Secult). Samuel Duarte tocou violoncelo; Maicon Douglas, viola; Greison Vianna e Diogo Vasconcelos foram os violinistas. Eles executaram várias trilhas de filmes como “Piratas do Caribe”, “Missão Impossível”, “Shrek” e outros.
Antes da diplomação, houve o discurso de várias autoridades: foi enaltecido que Barueri possui um dos melhores equipamentos de saúde pública do Estado de São Paulo, que em breve haverá uma licitação para a construção de uma nova maternidade e que, na próxima turma de residência médica, haverá também as especialidades de ginecologia e obstetrícia com 51 vagas ainda este ano.
Um formando de cada especialidade médica foi escolhido como orador da turma. Beatriz Pasquale e Giulia Cataldo falaram sobre a escolha por Barueri como centro formador e os dois anos de aprendizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos prontos-socorros e no Hospital Municipal. Elas relembraram os bons momentos vividos, citando nominalmente cada etapa concluída com seus orientadores. Todos eles foram homenageados com um buquê de flores.
Os formandos
Clínica médica:
Amélia Limongi Zambon;
Beatriz Nascimento Pasquale;
Carlos Eduardo Andrade Pegolo;
Carolina Pedrosa de Almeida;
Júlia Mendonça Rezende; e
Thaisa Brianti Martins Ferreira.
Pediatria:
Giulia Cataldo Tavares; e
Isabela Vessoni Iwaki.
Uma oradora
Giulia Cataldo nasceu no Rio de Janeiro há 28 anos e formou-se pela Universidade Anhembi Morumbi. Ela enalteceu sua vocação pela pediatria e lembrou que a medicina vai muito além dos livros: “Confesso que fiquei receosa a princípio porque a Escola de Saúde de Barueri ainda estava formando as primeiras turmas, mas fiz uma boa escolha. Sou muito grata aos professores e aos dirigentes”, declarou.
O único médico
Carlos Pegolo é natural da Capital paulista, tem 26 anos e se formou pela São Camilo. Ele informou que já tem um intercâmbio com a Marquette University, em Milwaukee, nos Estados Unidos. Sobre a convivência com suas sete colegas de residência ao longo dos últimos dois anos, ele disse: “Valeu demais pela amizade e pelo aprendizado. Quero muito continuar trabalhando em Barueri”.