Noite de homenagens: Prefeitura entrega o prêmio ‘Mulher Destaque Cotia’
Evento celebrou e reconheceu o trabalho realizado por mulheres de Cotia e diversas áreas: comunicação, saúde, artes, entre outras
Pela primeira vez, a Prefeitura de Cotia realizou um evento para homenagear personalidades femininas que se destacam em suas áreas de atuação com ações e projetos de impacto na sociedade cotiana. O evento foi organizado pela Secretaria de Cultura e Lazer e a entrega das homenagens aconteceu na noite dessa terça-feira (25 de março de 2025), no auditório da Secretaria de Educação com a presença do prefeito Welington Formiga.
“Quando soube deste projeto [premiação] parabenizei a iniciativa da [secretaria] cultura […]. Estamos transformando Cotia e isso também é fruto da resiliência de vocês. Sabemos como é difícil o dia a dia das mulheres e, neste governo, vocês farão parte do orçamento, vão opinar, construir e estar inseridas nas políticas públicas para mulheres. Parabéns a todas vocês que, neste momento, representam mais de 50% da população de Cotia, que são mulheres, e de todo o Brasil”, disse Formiga.
A primeira edição do prêmio ‘Mulheres Destaque de Cotia’ contou com indicação direta das premiadas por representantes do poder público. Por se tratar da primeira edição, ainda no mês da mulher, não foi possível abrir para votação popular. A organização explicou que, para as próximas edições, as personalidades homenageadas serão submetidas à escolha popular. Para fazer a indicação, no entanto, os representantes do poder público precisaram demonstrar profundo conhecimento da cidade e sobre os trabalhos das escolhidas.
Cada homenageada recebeu um troféu do evento com os dizeres: ‘Quando uma mulher reconhece sua força, ela se torna uma fonte inesgotável de inspiração. Parabéns por ser uma dessas mulheres!’.
Algumas mulheres como a cantora e compositora Amanda Negra Sim e a professora de dança, Beatriz Capobianco, abrilhantaram o evento com apresentações especiais para o público que lotou o auditório da Secretaria de Educação

Homenageadas
Anailda (Nonô): antiga funcionária da Procotia e atualmente funcionária da EM Altair do Nascimento Massei.
Ana Paula dos Santos: professora há 34 anos, pedagoga, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano e Secretária de Educação de Cotia.
Elisete Castro: filha de Benedito Pereira de Castro, o Seu Dito da Congada, integrante e representante da Congada de São Benedito de Cotia (patrimônio cultural e imaterial do Estado de São Paulo e de Cotia).
Lucia Torrezani: começou a sua trajetória social como voluntária em um orfanato no Atalaia, catequisa, colunista e uma das fundadoras da APAE de Cotia.
Mariana Macedo: jornalista e escritora, membro suplente do conselho estadual de assuntos da pessoa com deficiência e repórter do Diário PCD.
Gleides Sodré: presidente da Ação da Mulher Trabalhista do Estado de São Paulo, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Cotia, Presidente do Fundo Social de Cotia.
Beatriz (Bia) Capobianco: artista, produtora cultura e educadora, fundadora do projeto Mulheres que Dançam.
Sônia Marques: jornalista, uma das pioneiras na imprensa local, uma das idealizadoras do primeiro jornal diário de Cotia, o Cotia Todo Dia, editora do Blog Reconversa e autora projeto Vozes de Cotia.
Jane Alves: agente de saúde aposentada, membro da Igreja Presbiteriana Filadélfia em Cotia, líder de mulheres na Sociedade Auxiliadora Feminina, mantenedora do Instituto Presbiteriano Educacional de Cotia.
Formiga: futebolista brasileira na posição de volante, duas vezes vice-campeã olímpica e uma vez vice-campeã mundial de futebol feminino, única pessoa a ter participado como atleta de sete copas do mundo e única futebolista a ter participado de sete jogos olímpicos e secretária adjunta de Esportes e da Juventude de Cotia.
Solange Aroeira: psicóloga, pedagoga licenciada, especialista em neuriversidade, autismo, deficiência intelectual e educação especial, escritora e Secretária da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social de Cotia.
Isa Uehara: Pianista, atuante em Movimentos Culturais Estudantis, assistente do Coral Infantil da USP. Atuante nos Projetos da Associação Filantrópica “Criança Feliz”, em Caucaia do Alto.
Liliane de Abreu: Mulher dos Agronegócios, Fazendeira Pecuarista, é Empresária Cofundadora e Ceo do Grupo Rio Doce Carnes, do Ramo de Hotelaria, é Senhora Reconhecida Embaixadora Da Paz, dama Acadêmica Imortal A.W.S reconhecida pela Cadeira 17 da Academia Willian Shakespeare, Presidente Ong CAV Casa de Apoio à Vida ao Câncer, Defensora das mulheres contra a violência e feminicídio.
Juliana Sprengel: Médica Veterinária e meliponicultora. Pesquisadora das Abelhas Nativas Sem Ferrão, atua na Preservação e Conservação do Meio Ambiente protegendo a biodiversidade, na educação de forma horizontal e transversal, no turismo ecológico, no desenvolvimento social e na cidadania através do Empreendedorismo Sustentável e, principalmente, no protagonismo feminino.
Tânia Pimentha: Professora aposentada que transformou a Educação em missão de vida. Fundou a Escola Florir da Terra – Mãe, em Caucaia do Alto, criou a Neoensinar, um Empreendimento que apoia a educação, arte educadora, palestrante e escritora.
Thamires Vieira: Servidora Pública de Cotia, desde 2006, formada em Administração e Gestão, em Saúde Pública, atua na área de Gestão desde 2017 é Secretária adjunta de Saúde de Cotia.
Ju Cassou Aruã: É criativista, ativista das Artes e Bem Viver. Pianista, cantora e preparadora vocal, compositora, arranjadora, educadora, escritora, produtora musical. Ela é a voz da “Bela” no desenho da Disney “A Bela E A Fera”. Com seu coletivo “Mulherio Das Letras Indígenas” lançou, em 2022, o “Álbum Biográfico Guerreiras da Ancestralidade”, vencedor do 65º Prêmio Jabuti – 2023.
Brasilina Camargo: Uma das mais antigas enfermeiras de Cotia, entrou para a área da saúde em 1975 na Associação Hospital de Cotia, foi visitadora sanitária, trabalho em campanhas de imunização.
Ana Alcântara: Jornalista, Multimeios em Comunicação, atuante no Terceiro Setor e na Política. Adota tecnologias sociais como Ecofeminismo, Sociocracia, Comunicação não violenta, Engajamento Comunitário, Dinâmicas Espirituais, Economia Criativa e Permacultura. Trabalhou em produção de Teatro, Cinema, Fotografia e TV.

Amanda Negra Sim: Criadora criativa, Produtora Cultural, Trabalhadora da Cultura há mais de 30 anos. Realizou e lançou independente Obras Fonográficas, Diversos Singles e Álbuns Digitais, Projetos Musicais Autorais, Realizou Documentários, Videoclipes e Projetos Sócio Culturais nas periferias. Em 2024 foi premiada com o Prêmio Periferia Viva, do Ministério das Cidades.
Mariana Arteiro: Advogada há 22 anos em Cotia, Especialista em Direito Empresarial e Holdings. Foi a 1ª mulher Presidente da OAB Cotia. Foi a 1ª Mulher Conselheira da OAB/SP representando Cotia e Região.
Cláudia Casagrande: Trajetória marcada pelo compromisso social e pela inovação, dedicou 24 anos ao voluntariado como Presidente da Assa (Assistência Social Santo Antônio). Aos 60 anos, após uma bem sucedida carreira no setor ambiental, ela fundou a uma agência de turismo Sênior.
Ana Carolina: Professora há 29 Anos, sendo 27 anos na rede municipal. Esteve na Coordenação, na Vice direção, na sala de aula e, atualmente, está na coordenação.
Dona Nêga: Uma das pessoas mais conhecidas de Cotia, tem uma história de fé e resiliência e é servidora pública há mais de 40 anos. Toda segunda, quarta e sexta-feira ela encanta os funcionários e munícipes cantando louvores antes de iniciar o expediente no Centro Administrativo de Cotia (CAC).
Luiza Helena Almeida: Literatura, Comunicação e Educação Ambiental. Autora dos livros ‘Que Rosa é Essa (1992)’, ‘Radiografias da Alma (1994)’ e ‘Na Plenitude Do Ser (1998)’, além de Coautora em diversas publicações. É Educadora Ambiental e Palestrante.