Parlamentares de Osasco reforçam papel dos trabalhadores no desenvolvimento da sociedade
Plenário aprovou Moção de Congratulações pelo Dia do Trabalhador
A valorização dos trabalhadores foi tema de debate em plenário durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Osasco, realizada nesta terça-feira (29).
O assunto veio à tona durante discussão da Moção 140/2025, de congratulações aos trabalhadores, em virtude da celebração do Dia do Trabalhador, comemorado mundialmente em 1º de maio.
O autor da Moção, vereador Sérgio Fontellas (Republicanos), falou sobre a importância da celebração da data para o desenvolvimento – impulsionada por uma greve ocorrida em 1886, em Chicago (EUA), que pedia redução da jornada de trabalho para oito horas diárias. “Simboliza a luta histórica por direitos, dignidade e melhores condições de trabalho. Homens e mulheres que constroem diariamente o progresso de nossa sociedade”, justificou Fontellas.
O parlamentar ainda destacou a importância da atualização das normas sobre segurança e saúde do trabalho no Brasil (NR1). Com a alteração, a partir de 26 de maio de 2025, as empresas terão que implementar medidas de promoção da saúde mental dos trabalhadores.
Héber do JuntOz (PT) parabenizou o colega pela da Moção e saudou todos os trabalhadores pela data. Ele também mencionou manifestações grevistas que ocorreram no Brasil, como a greve da Cobrasma, realizada em Osasco, em 1968, e que marcou a história recente do município.
Segundo Héber, a greve carrega uma história gigantesca de luta e resistência contra a ditadura militar.
Héber abordou a constante luta dos trabalhadores por direitos, com ênfase na redução da jornada. “A gente está em luta pela redução da jornada 6×1, para que todos os trabalhadores, de todas as categorias, tenham direito a dois dias de descanso na semana”, finalizou.