Caminhada mobiliza comunidade de Osasco contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado no próximo 18 de maio, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã de quarta-feira, 15, a Caminhada Maio Laranja. A atividade contou com a participação do secretário de Assistência Social, José Carlos Vido, seu adjunto, Daniel Matias, e o secretário Executivo da Infância e Juventude, David Arantes da Silva, além de vereadores, alunos da rede municipal, associações e frequentadores dos CRAS Rochdale, Munhoz, Piratininga e Bonança, e o público em geral.

A ação integra a campanha nacional “Maio Laranja”, mês de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante a caminhada, os participantes vestiram roupas na cor laranja, símbolo da campanha, como forma de apoio à causa. Vale lembrar que o número para denúncias em todo o país é o 100.

A concentração foi realizada em frente ao CRAS Rochdale, localizado na Rua Porto Alegre, com percurso encerrado na Fábrica da Cultura, em um trajeto simbólico que representou o compromisso coletivo pela proteção da infância e adolescência. A chegada contou ainda com a colagem de cartazes em um mural e apresentações dos alunos do Instituto Hatus e da Fábrica da Cultura, incluindo capoeira e palhaçaria.

O secretário de Assistência Social, José Carlos Vido, destacou a importância da mobilização: “Parabéns à nossa equipe e a todos os participantes. É um evento de muita animação, mas também de reflexão. Precisamos lembrar que cuidar das crianças é uma obrigação fundamental. Criança não pode sofrer maus-tratos, exploração sexual ou trabalho infantil. Criança tem que ser criança, brincar, se divertir e ser feliz. A nossa população precisa se conscientizar cada dia mais sobre isso”, destacou.

Ysa Eduarda, de 11 anos, uma das alunas participantes, expressou sua opinião sobre a caminhada. “Essa caminhada é importante, é como um protesto para parar com essa violência toda no mundo. Acho importante conscientizar as pessoas”.

Lorena Bandeira, de 9 anos, também compartilhou seu pensamento. “Todo mundo tem que ser contra o abuso e a exploração das crianças e dos adolescente”.

Em Osasco, a campanha conta com o apoio das secretarias de Educação, órgãos públicos como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, entre outros.

Participaram da caminhada, os vereadores Rodolfo Cara, Laércio Mendonça, Gabriel Saúde, Cantor Goleiro e Stephane Rossi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.