Escolas públicas do estado de São Paulo recebem novas bibliotecas infantis com programação cultural gratuita
Iniciativa do programa Força para Crescer: Pontos de Leitura entrega espaços lúdicos de leitura em São Paulo (capital) e Osasco, com acervo de 400 livros e atividades voltadas à infância
O mês de maio marca a chegada de novas bibliotecas multiuso em escolas públicas do estado de São Paulo. As cidades de São Paulo (capital) e Osasco foram contempladas pelo programa Força para Crescer: Pontos de Leitura, que transforma salas de aula em ambientes vivos de leitura, imaginação e pertencimento. Serão três novas bibliotecas inauguradas – uma na capital e duas em Osasco.
Voltada a crianças da Educação Infantil, cada biblioteca conta com um acervo de 400 livros de autores nacionais, além de mobiliário lúdico e acessível, pintura artística nas paredes, placas de sinalização e uma ambientação pensada especialmente para a faixa etária atendida. A proposta é democratizar o acesso ao livro e à leitura em territórios de alta vulnerabilidade social.
“Mais do que formar leitores, queremos formar vínculos. A biblioteca se torna um ponto de encontro afetivo dentro da escola, onde a criança é protagonista da sua imaginação”, afirma William Mendonça, coordenador-executivo do projeto.
A primeira biblioteca da capital paulista será inaugurada de 21 a 24 de maio, no CEI Luz e Lápis, em Santo Amaro, na CEI Luz e Lápis, com uma programação cultural gratuita, incluindo apresentações teatrais, contação de histórias e eventos abertos à comunidade escolar, em celebração à Semana Mundial do Brincar. Já em Osasco, a data e o local da inauguração ainda serão confirmados.
As escolas selecionadas são públicas e atendem comunidades diversas, com foco em estudantes em situação de vulnerabilidade social. A expectativa é que mais de 3.500 crianças, educadores e membros da comunidade sejam impactados diretamente apenas nessas novas unidades.
Após a implantação, as bibliotecas mantêm uma rotina de atividades permanentes, com ações de formação de professores, mediação de leitura, apresentações de teatro e outras expressões artísticas. Os artistas e grupos envolvidos são locais, com repertórios baseados em autores brasileiros e foco na diversidade étnica e cultural do país.
Renata Ruggiero, presidente da entidade que realiza o gerenciamento social da Motiva, reforça que este patrocínio está em linha com a estratégia do Instituto de apoiar a literatura e incentivar a leitura nas regiões em que atua.
“Acreditamos no poder transformador da leitura, e por isso, estamos muito felizes em apoiar a criação dessas novas bibliotecas. Elas são mais do que locais para guardar livros, são espaços onde aprendizado e cultura se encontram, criando possibilidades e horizontes para as comunidades. Este projeto reflete nosso compromisso com a educação e com a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável”, pontua a executiva.
A ação integra a nova fase do programa Força para Crescer: Pontos de Leitura, que teve início em agosto de 2024 com a inauguração de 10 bibliotecas no estado do Rio de Janeiro. Em 2025, o projeto também chegou ao Maranhão, com duas unidades implantadas em Imperatriz. Ao todo, desde o início da iniciativa, já foram realizadas 75 apresentações de artes cênicas, 251 sessões de contação de histórias e 40 saídas culturais para eventos literários itinerantes, impactando mais de 15 mil pessoas.
O “Força Para Crescer: Pontos de Leitura” é apresentado pelo Ministério da Cultura, Enel, Itaú e Motiva, por meio do Instituto CCR. A iniciativa é uma realização da DEDA Soluções Criativas, Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR Arte. O programa conta com o apoio da cidade de Imperatriz. A produção executiva é da Cinco Elementos Produções e a consultoria executiva é da Marco Zero.
SERVIÇO – INAUGURAÇÃO DAS BIBLIOTECAS EM SÃO PAULO (CAPITAL) E OSASCO Locais: Centro Educacional Luz e Lápis (Rua Benedito Fernandes, 155 – Santo Amaro, São Paulo) e Osasco (em fechamento)
21/05 – Quarta-feira
10h – “Ser tão Minas – O surgimento do baobá, a lenda do tambor e a história da cabaça”
Grupo: Marlon Costa | Duração: 50 min
14h – “Um Encontro com o Curupira”
Grupo: Cia. Paralenda | Duração: 30 min
22/05 – Quinta-feira
10h – “Mais Que Cinco”
Grupo: Cremosa Cia de Arte | Duração: 45 min
14h – “O Sonho que Alice Sonhava”
Grupo: Cremosa Cia de Arte | Duração: 45 min
24/05 – Sábado – Semana do Brincar
9h30 – “Sapo Caculé”
Grupo: Cia. dos Três | Duração: 50 min
10h30 – Cerimonial de Inauguração
11h30 – “Abaporu&eu”
Grupo: Cia. Eira Nem Beira | Duração: 60 min
Datas e locais de Osasco serão divulgados em breve, acompanhe em @leiturastransformam