Deputada Bruna Furlan avança com projetos na Alesp voltados ao autismo e vítimas de violência sexual

A deputada estadual Bruna Furlan (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), liderou nesta quarta-feira (25) a aprovação de importantes projetos com foco na saúde pública. As propostas priorizam o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a oferta de apoio psicológico a vítimas de violência sexual.

Método ABA autorizado no SUS
Entre os destaques da sessão está o Projeto de Lei 163/2022, que autoriza o uso do método ABA (Análise Aplicada do Comportamento) no tratamento de pacientes com autismo na rede pública estadual.

Aprovado com o apoio da deputada Bruna Furlan, o projeto representa um avanço para famílias que buscam alternativas baseadas em evidências para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais em pessoas com TEA. A técnica será aplicada mediante indicação médica, garantindo responsabilidade clínica no seu uso.

Atenção às vítimas de violência sexual
A Comissão de Saúde também aprovou o PL 302/2023, de autoria do deputado Rogério Nogueira (PSDB), que institui um Programa de Auxílio Psicológico a Vítimas de Crimes de Violência Sexual.

Bruna Furlan destacou a importância de um acolhimento humanizado, com equipes multidisciplinares atuando em delegacias, IMLs, ambulatórios e centros sociais para garantir apoio adequado às vítimas e seus familiares.

Audiências públicas para ouvir a população
Outro ponto importante aprovado na reunião foi o requerimento da deputada que propõe a realização de audiências públicas regionais nos Departamentos Regionais de Saúde (DRS).

Com início previsto para o segundo semestre de 2025, as audiências ocorrerão em cidades como São Paulo, Araçatuba, Araraquara, Franca, Marília, Piracicaba, São José do Rio Preto e Sorocaba.

“O objetivo é ouvir a população e os gestores locais para entender as demandas específicas de cada região e buscar soluções efetivas para fortalecer o SUS paulista”, afirmou Bruna Furlan.

Agora, os projetos seguem para deliberação no Plenário da Alesp. Bruna Furlan continua atuando ativamente por políticas públicas que ampliem o acesso à saúde e melhorem a qualidade de vida da população paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.