Liga Nacional de Basquete anunciou oficialmente os 20 clubes participantes do principal campeonato do país
Foto: Bruno Ulivieri/Basket Osasco
O Basket Osasco garantiu um lugar na elite do basquete brasileiro e jogará a próxima edição do NBB CAIXA, que terá 20 clubes. Um sonho que começou há mais de uma década com João Ricardo Lourenço (Diretor Executivo) e Rosinaldo Valério (Supervisor) e o surgimento da AERCO (Associação Esportiva, Recreativa e Cultural de Osasco), agora se torna real.
Após conquistar a Liga Ouro, com direito à virada histórica sobre o Cruzeiro nas Finais, Osasco cumpriu todos os requisitos estabelecidos pela Liga Nacional de Basquete para confirmar sua presença na competição.
“É mais um momento histórico para Osasco. Hoje realizamos um verdadeiro sonho e já estamos trabalhando muito para disputar o NBB CAIXA com organização, planejamento e muita determinação. Isso reforça o esforço conjunto e a dedicação do prefeito Gerson Pessoa, da Câmara Municipal de Osasco, do secretário de esportes, Thiago Borges, e de toda a cidade que a cada dia mais abraça o time”, destacou João Ricardo Lourenço, Diretor Executivo do Basket Osasco.
Grande nome do basquete nacional, o experiente técnico Enio Vecchi fez questão de comemorar a ascensão da equipe adulta, justamente no ano em que retornou à Cidade-Trabalho para superar a marca de 100 jogos no comando da Coruja e conduzir o time a dois títulos nacionais, a Liga Ouro e o Brasileirão CBB.
“Agora o Basket Osasco faz parte da elite e se prepara para os próximos anos. Assim, poderá sonhar com grandes conquistas nacionais e internacionais, além de contribuir e exercer uma forte referência na base para a formação de novos talentos”, projetou o comandante.
Autoridades festejam anúncio da Coruja na elite nacional
O prefeito Gerson Pessoa, que vestiu a camisa e foi fundamental para Osasco entrar no NBB, celebrou o anúncio oficial da Liga Nacional de Basquete.
“Parabenizo toda a equipe do Basket Osasco. Estar no NBB é resultado de muita garra e essa conquista é mais do que merecida”, afirmou.
Já o Secretário de Esportes do município, Thiago Borges, falou da sensação de ver Osasco na elite do basquete brasileiro.
“Depois dos títulos da Liga Ouro e do Campeonato Brasileiro, o Basket Osasco está confirmado no NBB 2025/26, motivo de muito orgulho para toda a cidade. O torcedor de Osasco pode se preparar para grandes jogos na elite nacional, em busca de novas conquistas. Agradeço ao Prefeito Gerson Pessoa pelo governo comprometido e pela parceria que fortalece o esporte osasquense e nos leva cada vez mais longe”.
Presidente da Câmara Municipal de Osasco, o vereador Carmônio Bastos reforçou a importância deste momento para a cidade: “Hoje é um dia histórico para quem ama o basquete e, acima de tudo, o Basket Osasco. Sonhamos e trabalhamos muito, dentro e fora de quadra, para que esse dia fosse possível. Chegamos à elite do basquete nacional e agora é trabalhar para seguir crescendo. No que depender do apoio da Câmara Municipal, o Basket Osasco pode ter certeza que estaremos sempre juntos. Voa, Coruja!”.
Vem aí o primeiro NBB CAIXA da história do Basket Osasco
A 18ª edição do Novo Basquete Brasil será realizada a partir do dia 18 de outubro deste ano e contará com 20 times – o maior número de equipes participantes na história, sendo representantes de sete Estados brasileiros e do Distrito Federal.
Além do Basket Osasco, estarão na disputa Cruzeiro-MG, Rio Claro-SP, Bauru Basket-SP, Botafogo-RJ, Caixa Brasília-DF, Caxias do Sul-RS, Corinthians-SP, Fortaleza Basquete Cearense-CE, Flamengo-RJ, KTO Minas-MG, Desk Manager Mogi Basquete-S), Pato Basquete-PR, Paulistano-SP, Pinheiros-SP, Sesi Franca-SP, Mr. Moo São José Basketball-SP, CEISC União Corinthians-RS, Unifacisa-PB e Vasco da Gama-RJ.
Sistema de disputa
Os 20 clubes participantes disputarão a fase de classificação em turno e returno, com todas as equipes se enfrentando em jogos de ida e volta. Assim como nos anos anteriores, os 16 melhores colocados avançarão aos Playoffs, que contarão com séries melhor de cinco jogos desde as oitavas até a grande final.
Outra novidade dessa edição será o ascenso e descenso. Ao final da fase de classificação os dois últimos colocados serão automaticamente rebaixados para a Liga Ouro do ano seguinte, enquanto somente o campeão da Liga Ouro de 2026 conquistará o direito de pleitear a uma vaga no NBB CAIXA 2026/2027.
Já a Copa Super 8, torneio de mata-mata que conta com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB CAIXA, teve seu formato mantido. Na segunda quinzena de janeiro, os oito classificados duelarão em jogos únicos e eliminatórios (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º, 4º x 5º) pelo título que dá ao campeão uma vaga na edição seguinte da Basketball Champions League das Américas (BCLA).
