Ícone do site Jornal ARua

Nos bastidores do transporte oficial para o The Town: como a operação especial garante o fluxo de passageiros 

Mais de 600 colaboradores garantem conforto, agilidade e segurança para milhares de passageiros nos finais de semana do festival 
 

Durante dois finais de semana consecutivos, milhares de pessoas que seguem rumo ao The Town contam com uma operação especial que mobiliza centenas de colaboradores da ViaQuatro e da ViaMobilidade. Nos bastidores, o desafio é garantir que trens e estações funcionem sem interrupções, oferecendo segurança, conforto e agilidade ao público – inclusive durante a madrugada.
 

Na Linha 4-Amarela, a ViaQuatro atua com estratégias reforçadas para o controle e direcionamento do fluxo de passageiros, além de ampliar o efetivo em estações estratégicas, como Pinheiros, ponto de integração com a Linha 9-Esmeralda. Colaboradores treinados estão dedicados ao fornecimento de informações e ao apoio aos clientes, enquanto equipes de manutenção asseguram o pleno funcionamento de equipamentos essenciais. Antes do início da operação, são realizadas reuniões prévias para alinhar cada detalhe com as equipes diretamente envolvidas.
 

Já nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, o destaque fica por conta do Serviço Expresso, que encurta o trajeto até a Estação Cidade Dutra, a poucos minutos do Autódromo de Interlagos. Este ano, o embarque expresso pode ser feito também na Estação Morumbi, além de Barueri e Pinheiros, garantindo ainda mais comodidade aos passageiros. A operação envolve mais de 600 colaboradores por dia e inclui treinamentos específicos para validar passagens expressas via tablet e orientar sobre o fluxo nas estações.
 

Para organizar o retorno, a Estação Autódromo conta com reforço nas bilheterias, instalação de pórticos externos para separar o fluxo de quem já possui bilhete e de quem ainda precisa comprar, além de controle de fluxo na área externa para manter a segurança e o conforto. No Centro de Controle Operacional do Autódromo, profissionais monitoram cada etapa do deslocamento do público e compartilham informações em tempo real com as equipes de campo.

Por trás de todo esse trabalho, há histórias que traduzem o espírito da operação – desde colaboradores que participam de todas as edições do evento até passageiros que transformam o trajeto em parte da experiência do festival.

Sair da versão mobile