Homenagem foi proposta pela ex-vereadora Juliana da AtivOz
Em sessão solene dupla, realizada na noite desta segunda-feira (15), a Câmara Municipal de Osasco reconheceu o trabalho e a contribuição da Cia. Teatro dos Ventos e do músico, cantor e compositor Daniel Wergan para a cultura do município de Osasco.
Fundada em 2000, a companhia atua com espetáculos teatrais autorais, além de oferecer oficinas e cursos à comunidade. O grupo recebeu a Placa Comemorativa, em reconhecimento ao trabalho de promoção de uma estética teatral inovadora e pelo compromisso social com a comunidade osasquense.
Já o músico Daniel Wergan foi agraciado com o Cartão de Prata pela inspiradora e longeva carreira dedicada à arte da música. Com quase 30 anos de estrada, ele iniciou sua trajetória musical aos 16 anos e já foi premiado em festivais como Fenapo e FECT.
Propostas pela então vereadora Juliana da AtivOz, em 2024, as duas homenagens foram entregues em solenidade conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos (Podemos). “Queria agradecer à vereadora Juliana pelo convite para presidir essa sessão e parabenizar os homenageados”, afirmou o presidente da Casa.
Juliana secretariou os trabalhos e destacou a importância do reconhecimento à companhia e ao cantor, pela participação dos homenageados no desenvolvimento da cultura osasquense.
“É uma grande alegria estar aqui hoje com todos vocês. A Cia. Teatro dos Ventos tem um histórico de luta nessa cidade que vai para além da fala política dentro dos espetáculos e, no ramo da música osasquense, a gente pode apontar o Daniel como o maior sucesso”, disse Juliana.
Em nome do grupo teatral, o historiador, diretor e dramaturgo Luiz Carlos Checchia agradeceu a homenagem e enfatizou a veia cultural do município. “A gente tem uma história de teatro que é uma das mais incríveis do país. Todo teatro é importante, é a arte do encontro”, pontuou.
Checchia agradeceu a homenagem e convidou todos a assistirem à peça “Um Sonho Americano”, que está em cartaz em Osasco até o próximo dia 28, no Teatro Nivaldo Santana.
Daniel Wergan usou a Tribuna para agradecer o reconhecimento e foi às lágrimas. “São muitas histórias, lembranças, conquistas e desafios. Superei muitas coisas e só tenho que agradecer esse grande momento de estar vivo recebendo esse Cartão de Prata. Só tenho que agradecer a cada um de vocês que acreditaram e acreditam em mim”.
O homenageado recordou sua trajetória e contou como a arte o libertou para criar. “A arte toca o coração e foi assim que aconteceu na minha vida”, acrescentou.
Durante a solenidade, o músico apresentou as músicas autorais “Tua Maldade” e “Caindo em Alto-Mar”.
