Jovem de 27 anos está em estado gravíssimo após intoxicação por metanol em Osasco
Rafael dos Anjos é uma das vítimas da recente onda de intoxicação por bebidas alcoólicas contaminadas em SP
O estudante Rafael dos Anjos, de 27 anos, está internado em estado gravíssimo no Hospital São Luiz, em Osasco, após sofrer intoxicação por metanol. Segundo o tio da vítima, Antônio Henrique Albano, Rafael apresenta cegueira, faz hemodiálise e teve comprometimento neurológico.
A internação ocorreu no dia 1º de setembro, após o jovem consumir uma bebida alcoólica comprada em um pacote promocional, que incluía gin, gelo de água de coco e energético.
Polícia apreende bebidas suspeitas de contaminação
Durante as investigações, a Polícia Civil apreendeu 14 garrafas da mesma bebida no local da compra. O proprietário do estabelecimento será ouvido e deve apresentar as notas fiscais de compra do produto assim que retornar de viagem.
Casos de intoxicação por metanol preocupam autoridades de saúde
Esse caso se soma a uma sequência de intoxicações por consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol no estado de São Paulo, principalmente na capital e na região metropolitana.
De acordo com o Centro de Vigilância Sanitária, até o dia 27 de setembro, foram confirmadas três mortes por intoxicação por metanol. Os óbitos ocorreram na cidade de São Paulo e em São Bernardo do Campo.
Atualmente, 10 outros casos estão sendo investigados por possível contaminação pela mesma substância. As autoridades sanitárias ainda não identificaram a origem exata da contaminação.
O que é o metanol e por que é perigoso?
O metanol é um tipo de álcool altamente tóxico para o consumo humano. Mesmo pequenas quantidades podem causar cegueira, insuficiência renal, danos neurológicos e até a morte.
A ingestão acidental ou intencional de metanol misturado a bebidas alcoólicas é um risco grave à saúde pública e tem levado autoridades a reforçarem a fiscalização de bebidas alcoólicas adulteradas.
Alerta para a população
A Prefeitura de Osasco e a Secretaria Estadual de Saúde reforçam a importância de comprar bebidas alcoólicas apenas de estabelecimentos confiáveis e com nota fiscal, evitando promoções suspeitas ou produtos sem procedência.
A população deve ficar atenta a alterações no sabor, odor ou aparência da bebida e denunciar qualquer irregularidade aos órgãos competentes.
