Legislativo concederá título de cidadania osasquense a Sebastião Bognar

Homenageado foi vereador, deputado estadual, secretário municipal e criou o Programa Nossa História

O plenário da Câmara Municipal de Osasco aprovou, nesta terça-feira, durante a 60ª Sessão Ordinária, projeto de decreto legislativo (PDL) que reconhece o legado do ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-secretário municipal de Esportes e de Cultura e idealizador do Programa Nossa História, Sebastião Bognar.

Bognar será agraciado com o Título de Cidadão Osasquense, em reconhecimento aos serviços prestados ao município, ao longo de mais de 40 anos de vida pública. Proposta pelo vereador Josias da Juco (PSD), a concessão da honraria foi viabilizada por meio do PDL 24/2025, que recebeu 18 votos favoráveis. 

“O Bognar é um exemplo de cidadão, que fez de Osasco não apenas seu lar, mas seu ideal de vida pública. Quero deixar o meu agradecimento pelo que o senhor fez e continua fazendo pela cidade de Osasco”, declarou Josias da Juco na Tribuna, ao explanar o projeto. Bognar estava presente no plenário.

Outros parlamentares fizeram questão de agradecer Bognar pela contribuição com o município e deixaram mensagens de carinho e gratidão na Tribuna. “Bognar é um exemplo para nós seguirmos; é um mestre, que abraça a todos de forma verdadeira”, disse o presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos (Podemos). 

Lúcia da Saúde (Podemos) agradeceu a Bognar pela convivência e pelos ensinamentos. Délbio Teruel (União) falou da satisfação da escolha do nome do homenageado. “Que dia maravilhoso, estou muito feliz em poder votar esse Título”, afirmou.

Elsa Oliveira (Podemos) enalteceu as qualidades de Bognar, dando ênfase à educação, à gentileza e à humildade. “Um ser humano ímpar, sensacional, que ama o próximo”, completou Laércio Mendonça (PDT).

Quem é Sebastião Bognar

Sebastião Bognar nasceu em Álvaro de Carvalho (SP) e chegou a Osasco em 1969. Ingressou na carreira política aos 23 anos, tendo sido eleito vereador em 1976. Entre 1983 e 1986, foi secretário de Esportes, Recreação e Turismo e acumulou a pasta da Cultura. Foi eleito deputado estadual em 1986 e, em 2001, retornou à Prefeitura de Osasco como secretário de Cultura e de Meio Ambiente. Voltou a se eleger vereador em 2004 e permaneceu no parlamento osasquense por três mandatos, entre 2005 e 2016. É o idealizador e organizador do Programa Nossa História, que objetiva a preservação da memória da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.