Câmara de Osasco reconhece atuação do SECOR em prol dos trabalhadores

Sessão Solene marcou adesão à luta pelo fim da escala 6X1 e redução de jornada

Uma noite de celebração de conquistas e de debates voltados ao futuro da classe trabalhadora. Assim foi a Sessão Solene da Câmara Municipal de Osasco em homenagem ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Osasco e Região (SECOR), realizada na última sexta-feira (24). 

A entidade foi agraciada com uma Placa Comemorativa, em reconhecimento ao compromisso contínuo com um projeto de sociedade que valoriza o trabalho digno e uma vida plena para a classe. 

Proposta pelo vereador Heber do JuntOz (PT), a solenidade reuniu lideranças sindicais, trabalhadores, representantes de movimentos sociais, da OAB, estudantes, os deputados estaduais Emidio de Souza (PT) e Mauro Maurici (PT), além de ex-vereadores do PT local. 

Segundo o parlamentar, o SECOR é uma das principais vozes em defesa da dignidade, dos direitos e da valorização da categoria e, por isso, está engajado na luta pelo fim da escala 6×1. O modelo é conhecido por ter 44 horas semanais, com seis dias trabalhados e um de descanso. “A parte do trabalho mais impactada pela jornada é mais do que merecedora do reconhecimento desta casa legislativa”, afirmou Heber. 

Presidente do SECOR, Luciano Leite agradeceu a homenagem e dedicou a Placa Comemorativa à luta de todos os trabalhadores. “Precisamos garantir às pessoas que nós representamos uma qualidade de vida melhor, porque a função do sindicato é o óbvio: melhorar a vida das pessoas”, disse. 

Ao enfocar a luta da entidade, Leite esclareceu que o fim da escala 6X1 e a redução da jornada de trabalho vão fortalecer a economia por meio da geração de novos empregos, com aumento do consumo e ampliação da arrecadação, permitindo mais serviços públicos de qualidade. 

O deputado Emidio de Souza Emidio de Souza falou sobre a importância do SECOR para a região e destacou a adesão da entidade à luta contra a escala 6X1. “É um sindicato que nós vimos nascer, crescer até se tornar a maior categoria da nossa região e um sindicato que tem participado de todas as lutas da classe trabalhadora”. 

Ex-deputado federal e ex-vereador por Osasco, João Paulo Cunha parabenizou a entidade pelo reconhecimento e recordou os tempos em que foi comerciário, ainda na juventude, quando dirigentes sindicais e as lutas da categoria. “É uma história muito interessante, por isso a homenagem é super justa e na figura renovada do Luciano como presidente a gente saúda o sindicato”. 

Integrante do mandato coletivo JuntOz, Gabriela Bueno destacou a luta do sindicato pela classe trabalhadora. “Hoje entregar essa homenagem e debater a escala 6×1 é muito grandioso; o SECOR é um parceiro muito importante nessa luta”. 

Matheus Oliveira, que também integra o JuntOz, lembrou que a solenidade é essencial não só por homenagear o sindicato, mas por ser um “grito” do jovem periférico que cumpre a escala 6×1 e não consegue se dedicar à universidade e ao seu futuro. “A população já se manifestou contra a escala 6×1 e esse ato é um dos muitos que ainda virão e que já vieram”, afirmou.

Voz dos trabalhadores

Comerciária há 30 anos, Lúbia Conceição falou das dificuldades dos trabalhadores que vivenciam a escala 6×1 e são privados do convívio familiar, de momentos de lazer e têm a saúde afetada. “A empresa abre de domingo a domingo e você precisa estar lá, linda e maravilhosa para os outros, mas adoecendo”.

A solenidade também deu voz aos representantes do movimento VAT – Vida Além do Trabalho – que iniciou as mobilizações pelo fim da escala 6×1 em nível nacional e agora pulveriza ações nos municípios. 

“Queremos levantar essa pauta na região para que cada trabalhador e trabalhadora veja que existe vive além do trabalho”, pontuou Mateus Rigonatti, coordenador do movimento no estado de São Paulo. 

A osasquense Bruna Araújo, que coordena o VAT em Minas Gerais, abordou as dificuldades dos jovens que cumprem a escala 6X1 e não conseguem concluir os estudos, ou mesmo encontrar momentos para ir à igreja. Ela convidou os trabalhadores de Osasco a se unirem pela causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.