Treinamento contou com cerca de 200 profissionais e simulou cenário de sequestro em trem para testar protocolos de segurança e integração com forças policiais e de resgate
A ViaMobilidade realizou no último domingo (2) o 1º Simulado Operacional de sequestro de trem da Linha 5-Lilás. O treinamento teve início na Estação Brooklin, passando por Campo Limpo e com término na Estação Capão Redondo. A atividade reuniu cerca de 200 profissionais, entre equipes da ViaMobilidade, figurantes, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. O objetivo da ação é de aprimorar os procedimentos e a articulação conjunta entre as instituições envolvidas na resposta a situações críticas, garantindo agilidade, precisão e segurança para passageiros e colaboradores.
Durante o exercício, foi simulada a abordagem de uma operadora por um sequestrador dentro da cabine do trem, o que provocou tumulto e a necessidade de atendimento a “vítimas” nas plataformas. As equipes da concessionária prestaram os primeiros socorros aos feridos até a chegada do Corpo de Bombeiros e acionaram as forças policiais, que concluíram a simulação com a liberação da “refém”.
“Treinamentos como este são fundamentais para fortalecer a capacidade de resposta das nossas equipes em situações de emergência. Ao simular um cenário extremo, conseguimos testar protocolos, alinhar comunicação e aperfeiçoar a atuação integrada com as forças de segurança. Nosso compromisso é assegurar um serviço cada vez mais seguro e preparado para qualquer ocorrência na operação”, destaca Antonio Márcio Barros Silva, diretor de operações da ViaMobilidade.
Sobre a ViaMobilidade – Linhas 5 e 17
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.
