A Câmara Técnica de Educação do CIOESTE, coordenada por Marcelo Marques, gerente administrativo do Departamento de Educação de São Roque, realizou nesta quarta-feira, 5 de novembro, mais uma reunião voltada ao fortalecimento das políticas públicas para a primeira infância.
A mesa diretora foi composta pelo secretário-executivo do Consórcio, Jorge Lapas, pela diretora de Programas e Projetos, Brenda Contagessi, pelo secretário de Educação de Barueri, Cláudio Piteri, e pelo coordenador da CT, Marcelo Marques. Também participaram representantes da área de Educação dos municípios que integram o CIOESTE.
A apresentação central foi conduzida pela pedagoga Neusa César, do Centro de Referência pela Primeira Infância de Barueri (CRPI), que compartilhou a experiência do espaço criado com base em estudos de Boston e da Universidade de Harvard, e alinhado aos princípios do Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016).
O CRPI é reconhecido por sua atuação multissetorial e por oferecer um olhar holístico para o desenvolvimento infantil, ampliando o cuidado para além da sala de aula. O espaço contempla ambientes voltados ao brincar, à experimentação sensorial e à convivência, envolvendo famílias, gestantes, puérperas, mães e pais em atividades que fortalecem vínculos e estimulam o desenvolvimento integral. Também promove vivências brincantes, além das paredes do Centro de Referência, em parcerias com UBSs, parques, APAE e CAPS infantil, reforçando o papel da comunidade no processo de cuidado e aprendizado das crianças.
A experiência de Barueri já inspira outras cidades da região. Como ressaltou Marcelo Marques, São Roque já está em andamento com um projeto próprio voltado à primeira infância, inspirado no modelo apresentado por Barueri.
A reunião também contou com a participação do Sebrae Osasco, que apresentou o Programa Jovens Empreendedores, voltado a alunos do ensino fundamental, e divulgou o curso de atendimento à criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), previsto para janeiro.
