Demolição da ponte sobre o Rio Cotia será iniciada na próxima semana 

A partir da próxima semana, mais precisamente no dia 20 de novembro, terá início a demolição da ponte que liga a Rua Atibaia, no Jardim Maria Helena (Barueri), à Rua Arthur Montovanelli, na Vila Lourdes (Carapicuíba). No local será construída uma nova ponte, mais moderna e adequada ao projeto de alargamento com contenção em gabião das margens do Rio Cotia, que está em andamento na região.  

Durante o período das obras, o trânsito será desviado, com monitoramento de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) de Barueri e apoio de profissionais da Prefeitura de Carapicuíba. Faixas informativas foram instaladas em pontos estratégicos das duas cidades para orientar os motoristas.  

A construção de uma nova ponte faz parte do conjunto de obras de alargamento com contenção em gabião das margens do Rio Cotia, que tem como objetivo aumentar a vazão das águas pluviais e reduzir o risco de enchentes na região.As intervenções envolvem um trecho de 660 metros de extensão, iniciado cerca de 140 metros antes da Rua Ipanema, no sentido Aldeia e Alphaville.  

O projeto 

O projeto, iniciado em 15 de setembro de 2024, está previsto para ser concluído em 8 de março de 2027. As obras atuais incluem a construção de muros de gabião e colchões reno ao longo do rio, além da nova ponte que substituirá a antiga estrutura.  

Para viabilizar o projeto, alguns imóveis, incluindo uma igreja, precisaram ser desapropriados. Parte dessas edificações já foi demolida até a Rua Florianópolis, esquina com a Avenida Bariloche.  

Passagem de pedestres garantida  

Enquanto as intervenções estiverem em andamento, a Prefeitura construirá passarelas provisórias para garantir a travessia segura de pedestres entre o Jardim Maria Helena e a Vila Lourdes. 

Em breve, traremos mais informações sobre os desvios de trânsito com orientações aos motoristas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.