O atual vice-campeão alcançou um feito histórico sob os holofotes e foi o mais rápido da primeira classificação noturna da categoria. O tricampeão Ricardo Maurício vai partir na frente na corrida sprint, a partir das 14h10 locais deste sábado
A semana que representa a histórica estreia do Autódromo Internacional de Mato Grosso como palco da BRB Stock Car Pro Series alcançou um dos momentos mais importantes na noite da última sexta-feira (14) em Cuiabá. Com performance incontestável, Felipe Massa dominou a sessão classificatória na capital mato-grossense e, de forma inédita, vai largar na posição de honra na competição. Atual vice-campeão, o piloto da TMG Racing virou 1min47s005 em sua volta mais rápida a bordo do Chevrolet Tracker e superou o jovem Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing) para levantar pela primeira vez o Troféu Pole Position Snapdragon.
Curiosamente, Massa repete na Fórmula 1 o início da sua trajetória em corridas noturnas na BRB Stock Car. No Mundial, Felipe cravou a pole da primeira ‘night race’ da competição, no GP de Singapura de 2008, pela Scuderia Ferrari. 17 anos depois, o mesmo Massa conquistou a posição de honra da inédita corrida noturna no certame brasileiro, representando a TMG Racing, time chefiado por Thiago Meneghel.
Com largo sorriso, Massa festejou o feito no Mato Grosso. “É um grande prazer conseguir a primeira pole na Stock Car e a primeira em Cuiabá, à noite. Sem dúvida, é uma grande história para o automobilismo, para Cuiabá, de pessoas que querem o bem do esporte”, destacou Felipe ao enaltecer a iniciativa do Governo do Mato Grosso na construção de um autódromo de nível internacional, que ostenta 128 torres de iluminação e um total de 768 refletores, garantindo ampla visibilidade e segurança para corridas noturnas em meio a um cenário inédito no automobilismo brasileiro no Parque Novo Mato Grosso.
“Quero agradecer à equipe, que fez um carro perfeito. Me preparei muito bem no simulador, e aqui fui competitivo em todos os treinos, sempre entre os cinco primeiros. E agora, na classificação, com pneu novo, o carro foi perfeito. Sensacional! Agora vamos nos preparar para a corrida”, completou Massa, que dominou os três segmentos da sessão classificatória desta noite.
Felipe Massa e Arthur Gama vão formar a primeira fila da corrida principal, que será disputada na noite deste sábado, a partir de 21h40, horário local (22h40 de Brasília). Logo atrás vão partir Rafael Suzuki (TMG Racing) e o atual líder do campeonato, Felipe Fraga (Eurofarma RC). João Paulo de Oliveira, companheiro de equipe de Gama, vai partir da quinta posição, seguido pelo vice-líder da tabela de pontos, Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC). Os companheiros de Scuderia Bandeiras Enzo Elias e Nelson Piquet Jr. dividirão a quarta fila do grid.
De acordo com o regulamento desportivo da BRB Stock Car, a inversão dos 12 primeiros da classificação determina a ordem de largada da corrida sprint, a prova mais curta da etapa. Quem vai puxar a fila da prova mais curta do fim de semana é o tricampeão Ricardo Maurício (Valda Cavaleiro Sports), que terá ao seu lado na primeira fila o gaúcho Arthur Leist (Crown Racing).
Embalos de sábado à noite — Cuiabá registrou forte temporal nos dois últimos dias. A intempérie ocorrida na noite de sexta-feira, pouco depois da classificação da BRB Stock Car, forçou o cancelamento do prosseguimento das atividades previstas para o dia com o propósito de garantir a segurança e o bem-estar de todos os presentes ao autódromo. Desta forma, os compromissos foram realocados para sábado, dia que conclui a décima e antepenúltima etapa da temporada.
A primeira corrida da história da BRB Stock Car em Cuiabá terá largada logo mais, a partir de 14h10 (horário local, ou 15h10 de Brasília). A disputa terá duração de 30 minutos mais uma volta. A agenda da BRB Stock Car será concluída horas depois com a realização da primeira prova noturna da categoria.
A largada para a corrida principal da etapa está prevista para 21h40, horário local (22h40 de Brasília), com 50 minutos mais uma volta.
A BRB Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura, além do canal Esporte na Band, também no YouTube.
