Formatura do Proerd mobiliza mais de 600 alunos e lota Ginásio Parque dos Camargos em Barueri

A manhã desta quarta-feira (26) foi marcada por festa e celebração no Ginásio Poliesportivo Parque dos Camargos, onde cerca de 660 estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de Barueri participaram da formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas. O evento reuniu alunos, familiares, professores, gestores escolares e autoridades municipais de Barueri.  

Voltado aos estudantes do 5º ano, o Proerd é ministrado por policiais militares diretamente nas escolas, com o objetivo de prevenir o uso de drogas, fortalecer a autonomia dos jovens e estimular habilidades socioemocionais, fundamentais para escolhas seguras ao longo da vida. A cerimônia contou com a apresentação da banda da Guarda Municipal de Barueri, o tradicional juramento, a entrega de certificados aos formandos e homenagens aos diretores das unidades participantes.  

O ambiente festivo ganhou ainda mais animação com a presença do leão Daren, mascote oficial do programa. Quase ao final da cerimônia, sete crianças foram sorteadas e receberam bicicletas de presente.  

Saiba mais 
Escolas participantes 

Sete unidades da rede municipal integraram o Proerd em Barueri:  

  • EMEF Ezio Berzaghi 
  • EMEF João de Almeida Lemos 
  • EMEIEF Elisabet Titto 
  • EMEF Profª Naly Benedicta B. C. Mancini 
  • EMEF Osvaldo Batista Pereira  
  • EMEI Anna Irene Mazaro de Freitas 
  •  EMEF Eizaburo Nomura  

Pais, responsáveis, professores e gestores e acompanharam a formatura e celebraram o encerramento das atividades.  

Sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas 
O Proerd tem como missão ensinar aos alunos estratégias de tomada de decisão, capacitando-os a levar uma vida mais segura, saudável e consciente.  

O programa busca fortalecer fatores de proteção, reduzir a influência de comportamentos de risco e criar vínculos positivos entre estudantes, policiais militares, educadores, famílias e toda a comunidade escolar.  

Implementado ao longo do ano letivo, o projeto traz técnicas práticas de resistência à pressão de colegas e reforça a importância de escolhas responsáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.