Cinema movido apenas pela energia limpa de bicicletas une cultura, sustentabilidade e esporte. A sessão gratuita exibe filmes curtas-metragens e a animação “Raya e o Último Dragão”, com patrocínio da Ecolab
Um cinema totalmente movido a bicicletas! Esta é a proposta do BikeCine; um cinema itinerante e que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. O projeto vai pela primeira vez a Barueri, com sessão gratuita, no dia 7 de dezembro, domingo, no Parque Municipal Dom José, com patrocínio da Ecolab, líder global em sustentabilidade, que oferece soluções e serviços voltados à gestão da água, higiene e prevenção de infecções.
Os ingressos ficam disponíveis on-line para o público, pelo site Link e também serão distribuídos presencialmente no local, uma hora antes do evento. Todos os filmes contam com recursos de acessibilidade.
No BikeCine, o público pode escolher de onde e como prefere assistir aos filmes: acomodado na plateia de 150 cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas e participando ativamente do funcionamento da sessão. No total, são 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas: 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as bicicletas trazidas pelo próprio público.
É possível também colaborar pelo “pedal de mão”, recurso planejado especialmente para a diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade na participação. O BikeCine é para todos.
A tecnologia também está presente na projeção das imagens, a exibição dos filmes é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece alta qualidade para cinemas ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público.
A programação começa com uma sessão de filmes curtas para todas as idades, em seguida, exibe o longa-metragem “Raya e o Último Dragão”, animação da Disney que narra uma aventura épica, no fantástico reino de Kumandra, onde uma jovem guerreira precisa encontrar o último dragão para resgatar a humanidade. Uma bela história criada a partir de diversas referências de culturas da Ásia.
“Ao unir forças com parceiros estratégicos e apoiando iniciativas que fazem a diferença na construção de um futuro mais responsável e sustentável, ampliamos nosso impacto social. O BikeCine é sobre consciência ambiental e isso reforça nosso compromisso com a sociedade, com nossos clientes e com as próximas gerações”, destaca Alfredo de Matos, vice-presidente e gerente geral da Ecolab para o Brasil, patrocinadora também da sessão em Campinas, no dia 5 de dezembro.
O circuito 2025 do Festival BikeCine contempla diversas cidades do interior de São Paulo, incluindo regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Alto Tietê, além de estrear em Santa Catarina e no Paraná. A programação em cada cidade pode ser acompanhada pelo site.
Como funciona a energia do BikeCine
Em vez de consumir energia para funcionar como um cinema regular, o Bikecine gera sua própria energia. Toda eletricidade necessária para a sessão acontecer é gerada a partir do movimento das pedaladas do público nas estações de bicicletas, que se transforma em energia elétrica pela cinética. Seja para inflar e sustentar a tela, projetar o filme, o sistema de som e demais equipamentos, é utilizada apenas esta energia limpa e sustentável, sem emissão de poluentes e impactos negativos à natureza.
O BikeCine consome cerca de 2500 watts por hora e cada ciclista gera 200 watts, em média. Quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida, um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se é preciso pedalar mais. Durante as sessões, os participantes podem fazer revezamento nas pedaladas, para descansar e para que todos possam vivenciar a experiência.
“O BikeCine reúne pautas que consideramos importantes para a sociedade e para o planeta. É uma grande alegria estrear em Barueri. Queremos proporcionar cultura, entretenimento, bem-estar, conscientização e inclusão. Quando o público vivencia a utilização da energia sustentável na prática, é convidado a refletir sobre o consumo energético, colaboração coletiva e mobilidade urbana.”, compartilha Marco Costa, coordenador geral e idealizador do BikeCine.
Uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada, em parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre: Cine Autorama e CineSolar.
O projeto Festival BikeCine em Barueri é realizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Ecolab, apoio AT Cutural, Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, produção BikeCine.
No Instagram: @bikecine
Serviço
Festival BikeCine em Barueri
Data: 7 de dezembro (domingo)
Horário: 18h30 e 19h30
Local: Parque Municipal Dom José
Endereço: Rua Ângela Mirella 500, Barueri, SP
Capacidade: 150 lugares em cadeiras, 12 bicicletas fixas e 4 estações disponíveis para o público acoplar a própria bicicleta.
Ingressos: entrada gratuita (reserva de ingressos on-line no Link ou retirada presencial, a partir de 1 hora antes).
50% dos ingressos ficam disponíveis on-line e 50% são distribuídos presencialmente.
Programação:
18h30
Sessão de curtas-metragens (50 minutos – Livre)
19h30
Raya e o Último Dragão
(de Don Hall e Carlos López Estrada – EUA – 2021 – Aventura/Animação/Fantasia – 1h47min – 10 anos)
Sinopse: Muito tempo atrás, humanos e dragões viviam juntos em harmonia no mundo de Kumandra. Mas a ameaça de uma força do mal fez com que os dragões se sacrificassem para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o perigo ressurge e a solitária guerreira Raya embarca em uma incrível jornada para encontrar o último dragão e salvar seu mundo.
Trailer: Link
