Ícone do site Jornal ARua

Sob a Pele — Dezembro Laranja: cuidar da pele é cuidar da saúde!

Por Dra. Simone Neri

Dezembro é o mês em que reforçamos um recado simples, mas salvador: cuidar da pele é prevenir câncer. No Brasil há centenas de milhares de novos casos por ano — a maior parte dos tumores da pele pode ser curada quando encontrada cedo — por isso a atenção de cada um conta.

Mas você sabia que existem vários tipos diferentes de câncer de pele? Veja quais são:

Sinais de alerta – Preste atenção às marcas, pintas e possíveis feridas no corpo e observe:

Para fazer o autoexame, uma vez por mês, de roupa íntima, em ambiente bem iluminado, com um espelho de corpo inteiro e um espelho pequeno de mão, observe:

  1. Cabeça e face: veja se há algo no couro cabeludo (use um pente para separar fios), orelhas, boca, nariz (peça ajuda se não enxergar).
  2. Pescoço, peito e tronco: examine frente e costas (use o espelho pequeno para as costas ou peça ajuda). Mulheres devem levantar os seios para checar a parte inferior.
  3. Braços e mãos: olhe axilas, antebraços, palmas, unhas e entre os dedos das mãos.
  4. Abdome, virilha e nádegas: verifique áreas dobras e pregas; olhe na parte interna das coxas.
  5. Pernas e pés: sente-se, examine pernas, sola dos pés, entre os dedos, unhas dos pés. Use espelho para partes difíceis.
  6. Anote ou fotografe (com data) qualquer lesão nova ou que mude — isso ajuda a acompanhar.

Se você identificar uma lesão suspeita, procure imediatamente a Unidade de Atenção Primária à Saúde (posto de saúde) mais próxima da sua casa. Não espere: feridas que não cicatrizam, pintas que mudam ou lesões que sangram precisam ser avaliadas por um profissional.

Em Osasco, a Secretaria de Saúde está realizando o rastreio e mutirões durante o Dezembro Laranja. Basta levar um documento com foto e comprovante de residência para agilizar o cadastro. Assim, você entra no fluxo de avaliação e, se necessário, encaminhado para tratamento.

Dá pra prevenir o câncer de pele – A OMS reforça que a principal causa evitável é a exposição excessiva à radiação ultravioleta (UV) do sol e de câmaras de bronzeamento. Então, você pode tomar algumas atitudes simples para se expor ao sol de forma correta e sem riscos:

Que tal se comprometer hoje com a saúde da sua pele? Cadastre-se para o mutirão de rastreamento da Campanha Dezembro Laranja da Secretaria de Saúde de Osasco e faça o autoexame uma vez por mês. Se encontrar algo novo, diferente ou que não desaparece em 4 semanas, procure o posto de saúde mais próximo. A detecção precoce salva vidas e reduz tratamentos agressivos. Cuide-se e conscientize amigos e família.

Sair da versão mobile