Líder comunitário que atua no Corinthinha da Vila Yara é homenageado
Diploma Líder Comunitário foi entregue na noite de sexta (28) ao Sr. Antônio Vieira da Silva, o Tonão
O Centro de Convivência Thomaz Sacho, na Vila Yara — uma das portas de entrada para o campo do Corinthinha da Vila Yara — recebeu, na noite de sexta-feira (28), a solenidade de entrega do Diploma Líder Comunitário ao Sr. Antônio Vieira da Silva, mais conhecido como Tonão, o eterno presidente de uma das equipes mais tradicionais de Osasco.
A Sessão Solene para entrega da honraria, proposta pelo vereador Guilherme Prado (PRD), reuniu familiares, amigos e admiradores do líder comunitário, que há mais de 50 anos defende com garra o espaço que é marca registrada da região.
“Fico feliz em ver que o trabalho feito com as crianças tem dado resultado. Esse é o legado que quero deixar para os meus netos. Hoje agradeço a todos que estão aqui presentes. A saúde está um pouco debilitada, mas dá para enfrentar”, disse o homenageado, relembrando as noites em claro ao lado da esposa, já falecida, preparando lanches para as crianças que jogariam no dia seguinte. Tonão agradeceu aos amigos, familiares e parceiros que se dedicam ao Corinthinha há décadas. Atualmente, o clube atende mais de 400 crianças.
A mesa diretora foi presidida por Guilherme Prado, com o assessor parlamentar Murillo Hinniger secretariando. Também compuseram a mesa o secretário de Administração, Cláudio Monteiro; o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Sérgio Di Nizzo; o secretário adjunto de Habitação, Tadeu das Neves; e Flávio Christensen Nobre. Rodrigo Berrini Monteiro, o Jordi, diretor do Corinthinha, e Ricardo, o Tio Nego, foram convidados para a extensão da mesa.
O são-paulino Flávio Christensen utilizou a tribuna e afirmou que vestiria a camisa do Corinthinha da Vila Yara em respeito ao amigo Tonão e à história construída por ele. “Tonão uniu pessoas, praticou o amor e se dedicou muito, sem jamais receber algo em troca”, comentou o advogado, ao parabenizar a iniciativa do vereador e destacar a trajetória do homenageado.
Integrante da diretoria, Jordi ressaltou que Tonão é uma das pessoas mais “dedicadas e honestas” que conhece. “Quando temos algum problema, ligamos para o Tonão, que está sempre disposto a ajudar”, afirmou Rodrigo Monteiro, primo do secretário de Administração.
Frequentador do espaço há décadas, Cláudio Monteiro reforçou o perfil acolhedor do homenageado. “O Tonão você conhece e logo percebe que ele cuida e apoia as pessoas”, afirmou.
“Tonão, você é merecedor dessa homenagem por tudo o que fez e faz por este lugar”, disse Tadeu das Neves ao usar a tribuna. Sérgio Di Nizzo relatou ter passado horas conversando com Tonão e conhecido detalhes da luta do líder comunitário para melhorar o espaço frequentado por tantas crianças. “Eu ouvi a sua história e tive certeza da importância do Tonão para o Corinthinha, para a região e para a cidade”, declarou.
Guilherme Prado encerrou destacando que preferiu falar com o coração. “Tonão é um cara simples, humilde, do bem. Um cara de Osasco. Na primeira oportunidade que tive de conversar com o senhor, pude ver o tamanho da sua humildade. São mais de 50 anos dedicados a essa comunidade”, afirmou o propositor da honraria. Ele também reforçou a importância dos projetos sociais. “São ações sociais, projetos como o do Corinthinha, que tiram as crianças das ruas. Eu sei disso porque venho de projetos sociais”, disse o parlamentar, pedindo que ninguém desista das iniciativas que atendem crianças.
