Ícone do site Jornal ARua

Câmara de Osasco implantará programa Tampinhas do Bem

Projeto une ações de preservação ambiental e fomento à causa animal

A Câmara Municipal de Osasco prepara a implantação de um programa voltado à sustentabilidade e à causa animal. Trata-se do “Tampinhas do Bem”, que foi aprovado em segundo turno nesta terça-feira (2), durante a 70ª Sessão Ordinária. 

Proposto pela vereadora Elania Silva (PSD), o Projeto de Resolução 7/2025 institui o programa, que visa arrecadar tampas plásticas de garrafas para destinação a Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção e cuidados com animais do município. 

Segundo Elania, o objetivo é contribuir com a sustentabilidade ambiental e apoiar financeiramente ONGs, que poderão usar os recursos obtidos com a venda do material arrecadado a ações como castrações, compra de rações, medicamentos e insumos veterinários. 

“Esse é um programa que promove a educação ambiental, reduz resíduos plásticos e fortalece a relação da Câmara com a população. Vamos juntos nessa missão fazer o ‘Tampinhas do Bem’ ser vencedor”, declarou Elania, após a aprovação do texto com 17 votos favoráveis.

Outros itens da pauta

O plenário ainda apreciou e votou outros dois itens que estavam na pauta. Em primeiro turno, o Projeto de Resolução 6/2025, do vereador Josias da Juco (PSD), foi aprovado com 18 votos favoráveis. O texto institui oficialmente o Programa Nossa História no âmbito do Legislativo municipal.

Já o veto total do Executivo ao Projeto de Lei 74/2025, do vereador Délbio Teruel (União), foi acolhido com 16 votos favoráveis e uma abstenção. O texto tratava da denominação de praça no Jardim Cipava, mas foi vetado por se tratar de área irregular, que só pode ser denominada via decreto do Executivo.

Sair da versão mobile