Ícone do site Jornal ARua

CONIB reúne na Hebraica governadores e lideranças políticas e comunitárias para celebrar a sua 56ª Convenção


A 56ª Convenção Anual da CONIB foi muito mais do que um evento — foi uma celebração de valores que sustentam a convivência, a justiça e a esperança.

Neste fim de semana, a comunidade judaica brasileira e importantes lideranças políticas e institucionais se reuniram na Hebraica de São Paulo para reafirmar compromissos que transcendem fronteiras e tempos: a defesa da liberdade, da democracia e do respeito mútuo.

Na noite do último sábado, um jantar de gala reuniu governadores, autoridades e representantes da sociedade civil em um ambiente de diálogo e inspiração. Entre os presentes estavam os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ), Ronaldo Caiado (GO) e Eduardo Leite (RS), o senador Efraim Filho, o cônsul de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich , o prefeito Ricardo Nunes e a assessora especial do presidente Lula, Clara Ant .

As mensagens enviadas pelos governadores Romeu Zema (MG) e Ibaneis Rocha (DF) promoveram o reconhecimento nacional à atuação da CONIB na promoção de valores democráticos e na defesa da comunidade judaica no Brasil.

Com apresentação de Didi Wagner e do diretor executivo da CONIB, Sergio Napchan , a noite foi marcada por emoção, reflexão e esperança. “Eu sou admirador desse povo, pela garra, pela coragem e pela capacidade de superar as maiores dificuldades”, disse o governador Ronaldo Caiado .

O governador de São Paulo empolgou os presentes ao afirmar: “O Estado de São Paulo é muito grato à
comunidade judaica” !

A Convenção terminou no domingo de forma comovente com Ato pela Noite dos Cristais, em parceria com o Memorial do Holocausto SP, que lembrou os ataques de 9 e 10 de novembro de 1938, quando sinagogas e outros locais judaicos foram destruídos na Áustria e na Alemanha, num episódio que marcou o início do Holocausto. O ato, que conto com a presença de depoimentos de sobreviventes do Holocausto, comoveu o público presente, num momento de memória, reflexão e compromisso com o “Nunca Mais” (Por Ovadia Saadia , presidente FEBRACOS Brasil)

Sair da versão mobile