Por Gustavo Prachedes
A Prefeitura de Osasco lançou, nesta quinta-feira (4), o Programa Monitora Oz, uma iniciativa que promete transformar o sistema de segurança do município por meio da integração entre o monitoramento público e o privado. O evento aconteceu no Teatro Municipal Glória Giglio e reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e empresários.
O programa foi apresentado como um dos maiores avanços tecnológicos da segurança pública da cidade, criando uma rede única de vigilância, onde câmeras de comércios, residências, condomínios e totens particulares passam a reforçar, em tempo real, o trabalho do Centro de Operações Integradas (COI).
Prefeito explica: “A população também poderá contribuir com o monitoramento”
Durante a cerimônia, o prefeito Gerson Pessoa destacou a importância da participação da população na construção de uma Osasco mais segura.
“O Monitora Oz é um sistema de monitoramento que nós temos pela cidade. Osasco já dispõe de mais de 2 mil câmeras espalhadas pelo município, todas 100% municipais. Nosso objetivo agora é que a população também possa contribuir, disponibilizando câmeras externas de seus estabelecimentos ou residências para agregar ao nosso sistema. Assim, aumentamos de forma significativa o número de câmeras disponíveis na cidade.”
Segundo o prefeito, tanto Pessoa Física (CPF) quanto Pessoa Jurídica (CNPJ) poderão autorizar a integração de seus dispositivos de segurança ao sistema municipal.
Integração total ao COI
Com a adesão ao Monitora Oz, todas as câmeras privadas conectadas passam a alimentar diretamente a central do COI, que integra ações da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Defesa Civil, Secontru e outros órgãos.
Essa unificação permitirá:
Aumento exponencial da cobertura visual sem novos gastos públicos;
Monitoramento ampliado em regiões comerciais, residenciais e vias públicas;
Resposta mais rápida das equipes de segurança em casos de emergência;
Uso mais inteligente da tecnologia para prevenção e repressão a crimes.
Até então, câmeras privadas operavam de forma isolada, sem integração com o sistema municipal.
Tecnologia em tempo real é demonstrada no lançamento
Durante o evento, o público acompanhou uma simulação ao vivo, exibida em telões no Teatro Glória Giglio. As imagens chegavam simultaneamente de câmeras públicas e privadas, mostrando na prática como a tecnologia permite identificar situações de risco com muito mais precisão e agilidade.
A demonstração reforçou o potencial do Monitora Oz para melhorar a eficiência das operações policiais e ampliar a sensação de segurança da população.
Projeto com várias mãos
O Monitora Oz é resultado de uma ação conjunta entre:
Secretaria de Segurança e Controle Urbano (Secontru)
Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide)
Agência Inova Oz
Segundo a administração municipal, o programa segue modelo adotado por grandes centros urbanos que apostam na integração plena para fortalecer a segurança pública.
