Retrospectiva 2025: Um ano de conquistas na Saúde de Barueri
O ano de 2025 foi marcado por diversas ações da Secretaria de Saúde de Barueri, voltadas para aprimorar o atendimento à população e promover bem-estar. Ao longo do ano, foram realizadas várias campanhas voltadas ao público em geral, além de simpósios, conferências e encontros destinados aos profissionais da rede municipal.
A estrutura da Secretaria de Saúde de Barueri alcançou destaque internacional ao receber a visita de uma comitiva de médicos dos Estados Unidos, interessada em conhecer de perto os serviços e a organização da rede municipal de saúde. Além disso, o programa de residência médica registrou um marco histórico ao admitir, pela primeira vez, um aluno estrangeiro, proveniente da Bolívia, no processo seletivo.
Confira as ações realizadas mês a mês
Em janeiro, foram intensificadas ações de combate à dengue e à febre amarela, promovidas campanhas de conscientização sobre a hanseníase (“Janeiro Roxo”) e sobre saúde mental e emocional (“Janeiro Azul” ou “Janeiro Branco”), além de alertas sobre os cuidados necessários durante o calor intenso. Fevereiro destacou-se pela formatura da segunda turma de residência médica, composta por oito alunos nas especialidades de Pediatria, Clínica Médica e Cirurgia Geral, vacinação contra a raiva e ações de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Carnaval. Nesse mês, estudantes de Chicago, nos Estados Unidos, visitaram a cidade para conhecer a estrutura da saúde local.
Em março, iniciou-se uma nova turma de residência médica com 14 alunos nas especialidades de Cirurgia Geral, Pediatria, Clínica Geral e Ginecologia e Obstetrícia, incluindo o primeiro estudante estrangeiro. Também foram realizadas campanhas de orientação sobre cuidados com morcegos e outros animais silvestres, mutirões de combate à dengue, ações de prevenção ao câncer colorretal e a inauguração da UBS Roque Ribeiro Machado, no Jardim Júlio. Abril trouxe iniciativas para estimular a doação de sangue, conscientização sobre o autismo e campanha de vacinação contra a influenza.
No mês de maio foram realizadas atividades da Semana da Luta Antimanicomial, ações do projeto “Sorriso Saudável” voltadas à saúde bucal, campanhas de vacinação contra a influenza, combate à dengue, vacinação nas escolas e estímulo à doação de leite. O mês também contou com o Dia D de vacinação contra a influenza e a 8ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Barueri no caminho da saúde digital”.
Junho foi marcado pela campanha “Junho Vermelho”, de estímulo à doação de sangue, além da continuidade da vacinação contra influenza e raiva. Em julho, ocorreram ações de prevenção e combate às hepatites virais, divulgação da vacina contra meningite ACWY devido à mudança no calendário vacinal, campanhas de combate à esporotricose e informações sobre a construção da nova maternidade municipal.
Agosto contou com a campanha “Agosto Dourado”, incentivando o aleitamento materno, treinamento sobre combate à sepse, apresentação do novo Centro de Infusões, ações contra a leishmaniose, intensificação da vacinação contra febre amarela, HPV e sarampo, e campanhas de combate ao tabagismo.
Em setembro, foram realizadas ações do “Setembro Amarelo”, voltadas à saúde mental e prevenção do suicídio, divulgação de tratamentos contra alergias no Centro de Diagnósticos, capacitação sobre tuberculose, ações de conscientização para o CAPS, ampliação da faixa etária de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos, workshop sobre qualidade no atendimento, campanha de atualização da caderneta de vacinação, vacinação contra a raiva e nas escolas, conscientização sobre a doação de órgãos, ações de prevenção à febre maculosa, eleição dos conselhos locais de saúde e combate a bebidas adulteradas.
Outubro destacou-se pelas ações do “Outubro Rosa” contra o câncer de mama, retorno dos mutirões de combate à dengue e outras arboviroses, participação em curso de formação de agentes-mirins da Defesa Civil, capacitação sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), campanha de multivacinação, fórum do CAPS Infantil, entrega de 25 novas ambulâncias, Dia D de atualização da caderneta de vacinação e atuação de voluntários nos Prontos-Socorros de Barueri.
Em novembro, ocorreram as ações do “Novembro Azul”, voltadas à saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata, mutirão contra dengue e outras arboviroses e posse dos novos conselheiros locais de saúde. Por fim, dezembro contou com as campanhas “Fique Sabendo” e “Dezembro Vermelho”, de prevenção às ISTs e à Aids.
Ao longo de 2025, a Secretaria de Saúde de Barueri promoveu prevenção, atenção médica e ações educativas, reforçando a cidade como referência em qualidade de vida e cuidado com a população.
