Barueri é 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025

Barueri conquistou o primeiro lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, na categoria Microrregião Osasco (que engloba 8 cidades), destacando-se nos pilares Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Sustentabilidade. Já na categoria Mesorregião Metropolitana de São Paulo, a cidade ficou em terceiro lugar nos pilares IGMA e Infraestrutura e Mobilidade Urbana.  

Os eventos regionais ocorreram entre outubro e novembro deste ano, enquanto a etapa final foi realizada no dia 15 de dezembro, em Brasília. O prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, e busca incentivar, reconhecer e valorizar as melhores ações públicas que transformam o dia a dia dos municípios e otimizam os serviços prestados à população.  

Os municípios são automaticamente inscritos, e suas ações são avaliadas por uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial para consolidar dados públicos oficiais, como IBGE, DATASUS, Tesouro Nacional, entre outros. Os pilares utilizados na avaliação são: Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico; e Ordem Pública, Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.  

Saiba mais 
As categorias de avaliação foram: Brasil (5.568 cidades), Região Sudeste (1.668 cidades), Estado de São Paulo (645 cidades), Mesorregião Metropolitana de São Paulo (45 cidades) e Microrregião Osasco (8 cidades). A avaliação foi realizada pelo Ranking do IGMA, por meio da plataforma do Instituto Aquila.  

Na etapa estadual, dentro das categorias populacionais, foram analisadas cidades com: até 30.000 habitantes, entre 30.000 e 100.000 habitantes e acima de 100.000 habitantes. Na etapa nacional, as categorias foram: até 30.000 habitantes, entre 30.000 e 100.000 habitantes, entre 100.000 e 500.000 habitantes, acima de 500.000 habitantes e capitais.  

Barueri 
As ações de sustentabilidade, como coleta de resíduos sólidos, preservação da biodiversidade e cuidado com os animais, contribuíram para o destaque da cidade na área ambiental. Em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Barueri obteve nota 82,51, destacando-se com a remodelação de trechos viários, trabalhos de educação no trânsito e melhorias na fluidez da circulação de veículos. No IGMA, a cidade foi avaliada de forma geral, alcançando o topo da plataforma.  

Segundo o engenheiro ambiental da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), Edson Oliveira da Silva, “os indicadores e os trabalhos é que geram resultados à população. A gestão pública não se faz com promessas, mas sim com indicadores. O Prêmio Band Cidades Excelentes reconhece quem transforma impostos em dignidade e leva eficiência e qualidade de vida ao cidadão”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.