Ícone do site Jornal ARua

Barueri amplia acesso à saúde e reforça diagnóstico precoce com a Campanha Fique Sabendo 2025

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou os resultados da 18ª edição da Campanha Fique Sabendo 2025, iniciativa voltada à ampliação do acesso da população aos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais. Os dados foram consolidados a partir das informações encaminhadas pelo Programa IST/Aids e Hepatites Virais do município.  

Realizada anualmente, a campanha Fique Sabendo tem como principal objetivo promover o diagnóstico precoce dessas infecções. Este ato possibilita o encaminhamento oportuno para acompanhamento e tratamento, além de reforçar as ações de prevenção e cuidado com a saúde pública.  

Em 2025, Barueri adotou uma nova estratégia para ampliar o alcance da iniciativa, com ações extramuros nos prontos atendimentos, buscando atender de forma mais eficaz as populações em situação de maior vulnerabilidade. As atividades extramuros aconteceram entre os dias 24 e 28 de novembro nos prontos-socorros Central, do Parque Imperial, do Engenho Novo e do Parque dos Camargos.  

Saiba mais 

No encerramento da campanha, a Secretaria de Saúde instalou três tendas no Boulevard, no Centro de Barueri, oferecendo testagem gratuita à população em geral.  

Durante as ações extramuros, foram realizados 265 testes para HIV, 261 para sífilis, 98 para hepatite B e 108 para hepatite C. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no período de 24 de novembro a 5 de dezembro, foram contabilizados 261 testes de HIV e 260 de sífilis.  

Ao todo, a campanha realizou 526 testes para HIV, 521 para sífilis, 98 para hepatite B e 108 para hepatite C. Esses números só reforçam a preocupação da Prefeitura de Barueri com a promoção da saúde, o diagnóstico precoce e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à prevenção e ao cuidado integral da população. 

Sair da versão mobile