Ícone do site Jornal ARua

Prefeitura de Cotia promove ações do janeiro Branco com foco na saúde mental das mulheres

As atividades são coordenadas pela Secretaria da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social, em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e organizações da sociedade civil

Todo início de ano é assim: a gente faz um monte de planos e promessas, que muitas vezes não são cumpridas. Mas uma coisa não pode ficar de lado: a saúde, tanto física, quanto mental.  

E quando se fala em saúde mental, um dado chama a atenção, o Brasil é o país mais ansioso do mundo (OMS), o 2º mais deprimido das Américas (OMS), o 4º mais estressado do planeta (Ipsos) e 52% da população considera a saúde mental o principal problema de saúde do país. 

Por isso, o começo do ano é época da Campanha Janeiro Branco, movimento brasileiro sobre Saúde Mental que há mais de uma década convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional. 

A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão. Hoje, a campanha é um marco no calendário brasileiro e, desde 2023, é reconhecida oficialmente como lei federal. E para esse ano, o tema escolhido é “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental.”, que expressa um desejo coletivo da sociedade brasileira: viver com mais sentido, menos exaustão e relações mais saudáveis.  

Em Cotia, ao longo de todo o mês de janeiro a Prefeitura realiza uma série de ações de conscientização sobre saúde mental, com atenção especial à saúde mental das mulheres.  

As atividades são coordenadas pela Secretaria da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social, em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e organizações da sociedade civil, reforçando o compromisso do município com políticas públicas preventivas, inclusivas e humanizadas. Segundo a Secretária Solange Aroeira, “as ações buscam ampliar o acesso à informação, estimular o diálogo e fortalecer a rede de apoio psicossocial”.  

Programação 

A iniciativa conta com a parceria de organizações como Germinare VianaRotary Clube – Mulheres Empreendedoras e Studio Tako, fortalecendo a atuação conjunta em prol da saúde mental da população. 

“Saúde mental é um ato político: cuidar de si e do outro transforma a sociedade”, destaca Solange Aroeira, secretária da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social. 

Sair da versão mobile