MEC autoriza funcionamento do Instituto Federal de Cotia; aulas começam ainda em 2026

O Ministério da Educação (MEC) autorizou o funcionamento do Instituto Federal de Cotia, que passa a integrar a rede do Instituto Federal de São Paulo. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (24) pelo ministro Camilo Santana, durante reunião com o Conif.

A unidade está entre os 38 novos campi autorizados em todo o país e faz parte da estratégia de expansão da educação profissional e tecnológica no Brasil.

🎓 Estrutura e capacidade

O campus está localizado na Rua Howard Archibald Acheson Júnior, no Jardim Barbacena, e tem capacidade para atender até 3 mil alunos.

A instalação foi viabilizada por meio de parceria entre o Governo Federal, responsável pela compra do prédio, e a Prefeitura de Cotia, que contribuiu com mobiliário.

📚 Cursos com foco no futuro

Os cursos foram definidos a partir de audiências públicas realizadas em 2025 e seguem a vocação da cidade, com foco em desenvolvimento sustentável.

Serão oferecidos cursos nos eixos:

🔧 Controle e Processos Industriais

  • Automação Industrial
  • Sistemas de Energia Renovável

🧪 Produção Industrial

  • Química
  • Biotecnologia

📐 Além disso, está prevista a Licenciatura em Matemática.

🚀 Início das atividades

A previsão é que as aulas comecem ainda em 2026, com implantação gradual dos cursos.

Novas audiências públicas devem ocorrer para ampliar a oferta de cursos no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.